Atitude irresponsável


João Campos pede punição aos responsáveis por comercialização de lixo hospitalar

Integrante da comissão externa que acompanha as apurações sobre a comercialização de lixo hospitalar em Pernambuco, o deputado João Campos (GO) afirmou nesta segunda-feira (31) que as investigações sobre a apreensão de material oriundo de hospitais dos Estados Unidos tem sido discutida como prioridade. O tucano, que está em Recife com outros parlamentares do grupo, defendeu a punição para os responsáveis pela compra do produto. Para ele, o caso é atípico.

“A credibilidade do polo comercial deve ser preservada, pois as investigações já demonstraram que a prática não é uma rotina. Essa foi uma situação isolada e que diz respeito a apenas uma empresa”, explicou.  “O empresário que adotou o procedimento agiu com uma irresponsabilidade sem limites, assim como aquele que se propôs a fazer o negócio nos EUA”, completou. Ele cobra punição aos responsáveis.

Play
baixe aqui

No inicio do mês, foram recolhidas 40 toneladas de roupas de cama e banho e outros tecidos sujos provenientes de hospitais americanos. O caso está sendo investigado pelo governo de Pernambuco e pela Polícia Federal. Agentes do FBI vão ajudar as autoridades brasileiras.

“A comissão pretende, ao final, conhecer a individualização das responsabilidades e recomendar ao governo federal algumas providências que deem melhores condições para a Receita operar nos portos”, ressaltou João Campos. Para o deputado, algumas medidas devem ser tomadas para melhorar a fiscalização. “As alfândegas necessitam de melhor estrutura.”

Além disso, o tucano destaca que será verificada a possibilidade de se legislar ou aperfeiçoar as leis aplicadas a casos como esse. “Será que nossa legislação regula isso de forma segura? Isso está bem disciplinado na legislação brasileira? Se não estiver, vamos tratar do assunto”, explicou. Segundo ele, o grupo parlamentar entregará um relatório com sugestões à presidência da Câmara.

→ Os deputados se reuniram ontem (31) com representantes da Polícia Federal, da Receita Federal, da administração do Porto de Suape e da secretaria de Defesa Social do estado. Hoje os parlamentares devem visitar o polo comercial. De acordo com João Campos, os deputados voltarão a Recife posteriormente para conhecer os resultados das investigações.

(Reportagem: Djan moreno/ Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 novembro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *