Segurança nas estradas


Projeto de André Dias exige exame antidoping para motorista de transporte coletivo

Com o objetivo de aumentar a segurança no trânsito, o deputado André Dias (PA) apresentou projeto de lei que torna obrigatório o exame antidopingdetecção de uso de substâncias naturais ou sintéticas para melhora do desempenho – para motoristas de veículos de transporte coletivo. Pelo texto, o procedimento deverá ser realizado pelo próprio condutor, se autônomo, ou pela empresa contratante, quando o profissional tiver vínculo empregatício com instituição prestadora de serviço.

Segundo a proposta, a função exige grandes responsabilidades. “Infelizmente, para suportar a pressão, muitos motoristas recorrem à automedicação, fazem uso abusivo de álcool ou, até mesmo, recorrem às drogas ilícitas”, diz trecho do documento.

O tucano alerta que a ingestão de substâncias estimulantes é uma prática perigosa que pode colocar em risco a vida das pessoas. “Entendemos que a norma é a melhor alternativa, visto que o detalhamento do conteúdo, como o tipo de exame a ser feito e as drogas que deverão ser pesquisadas, é inerente às normas infralegais.”

André Dias completa: “A medida contribuirá decisivamente para a melhoria da segurança no trânsito, salvando vidas”, finaliza.

(Reportagem: Laize Andrade/ Foto: Leonardo Prado/Ag. Câmara)

Compartilhe:
20 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *