Exemplo de má gestão


Falta de investimento em segurança revela descaso do PT com a população, afirmam parlamentares

O brasileiro é a principal vítima da falta de investimento em segurança pública, bandeira de campanha da hoje presidente Dilma. A consequência é o crescimento da onda de violência que assusta diariamente a população. Essa é a avaliação dos deputados Fernando Francischini (PR) e Jorginho Mello (SC). O descaso com uma área essencial foi destaque de pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e divulgada nessa quarta (19).

O resultado demonstra a necessidade de mudança urgente de rumo. Para 51% dos entrevistados, a situação do setor é ruim ou péssima. De acordo com o levantamento, 46% defenderam a pena de morte, enquanto 51% querem a prisão perpétua (para sempre).

Play
baixe aqui

Para Francischini, o cenário ocorre porque o governo não tem plano estratégico, além de não aplicar os recursos disponíveis. “Isso revela que a gestão petista tem que repassar mais verbas aos estados para aumentar a eficiência do trabalho policial. E precisa combater o tráfico internacional nas fronteiras. Esse objetivo tem que ser alcançado pelo Ministério da Justiça.”

Jorginho Mello afirma que, sem dinheiro, não há como debelar a violência. Segundo ele, a população tornou-se refém de um sistema precário. “O cidadão foge com medo do assalto, de um assassinato. Precisamos melhorar a gestão da segurança”, disse. Ele defende uma reforma do Código Penal. “A administração federal tem de se dedicar para ajudar a resolver o problema.”

A pesquisa CNI/Ibope informa que a segurança é o segundo pior problema enfrentado pelo brasileiro. Para 37% dos entrevistados, a situação piorou nos últimos três anos. Uma das soluções para 58% da população é combater o tráfico de drogas. Dos entrevistados, 37% sugeriram ampliar o policiamento nas ruas, 27% defendem o aumento das penas. A sondagem ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 28 e 31 de julho.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
20 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *