Erro de estratégia


Operações do BNDES no exterior têm caráter ideológico, afirmam parlamentares

Enquanto a infraestrutura brasileira carece de investimentos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) realiza operações no exterior para beneficiar países alinhados ideologicamente ao PT. Essa é a avaliação dos deputados Alfredo Kaefer (PR) e Vaz de Lima (SP). Para os tucanos, a política afeta os pequenos empresários nacionais, que sofrem com condições precárias dos portos, aeroportos e estradas do Brasil.

Em audiência nesta quarta-feira (19) com o presidente da instituição, Luciano Coutinho, os parlamentares questionaram a possibilidade de aporte público na fusão Pão de Açúcar-Carrefour, proposta que não avançou. Se a medida tivesse sido concretizada, a ideia era que o banco de fomento injetasse R$ 4,5 bilhões.

Play
baixe aqui

“É um erro estratégico do BNDES. Empresta-se verba para companhias não vinculadas à nossa nação. As empresas recebem recurso aqui dentro, mas fazem investimentos maiores no exterior, gerando emprego lá fora”, critica Kaefer.

Para acabar com a distorção, ele defende uma intervenção do Congresso, responsável pela aprovação de títulos do Tesouro. “O Parlamento teria que, no mínimo, indicar a estratégia que o banco usará”, disse. “Teríamos de ter o poder de decisão de saber se o BNDES vai aplicar em infraestrutura, agronegócios ou vai definir mais recursos para a exportação e habitação.”

Vaz de Lima estranhou o empréstimo de R$ 10 bilhões a empresas brasileiras que compraram frigoríficos falidos. Para o tucano, a conta pode ser paga pelo contribuinte. “Acho que o banco está tentando fazer o desenvolvimento meio às avessas quando tira de uns e põe para os outros. Para o social não temos visto muito. Neste momento, poderia tirar o ‘S’ da sigla que não faria nenhuma diferença”, advertiu, em referência à letra ‘S’ de Social.

Na audiência, Coutinho disse que as operações no exterior não comprometem os investimentos no Brasil, e o banco não apoiou a tentativa de fusão entre o Pão de Açúcar e o Carrefour. Ainda segundo ele, os investimentos no setor de proteína (frigoríficos) representam uma imensa oportunidade de internacionalização de empresas brasileiras.

A reunião foi realizada de forma conjunta pelas comissões de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle. Foram apresentados sete requerimentos, incluindo pedidos de Kaefer e Vanderlei Macris (SP).

(Reportagem: Artur Filho / Fotos: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 outubro, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *