Imagem comprometida
Presidente do PSDB e líder tucano pedem afastamento imediato de ministro
O presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), cobrou nesta segunda-feira (17) o afastamento imediato do ministro do Esporte, Orlando Silva, para que ele explique, fora do cargo, todas as denúncias que o envolvem. Providência semelhante vem sendo defendida pelo líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), desde o fim de semana. Nesta terça o tucano vai protocolar representação à Comissão de Ética Pública da Presidência requerendo o afastamento.
De acordo com a nota à imprensa assinada por Sérgio Guerra, o PSDB entende que as denúncias contra o ministro são graves, comprometem a imagem do governo e do próprio país, pois esta é a pasta responsável pela organização da Copa do Mundo de 2014. “Este evento mundial, crucial para a consolidação do Brasil lá fora, enfrenta uma organização desastrada e, com episódios como este, pode ter seu brilho maculado”, alerta o presidente do partido.
Além disso, o tucano afirma que em caso de confirmação das acusações contra o comunista – como as que pesam contra ele em relação ao programa Segundo Tempo – é preciso punir os responsáveis exemplarmente, “porque o país não tolera mais este tipo de conduta”.
Ainda de acordo com a nota, a tal “faxina” a qual a presidente Dilma Rousseff se dispôs a fazer no governo do PT não se confirmou, nem teve consequências. Vale lembrar que cinco ministros já caíram desde o início da gestão dela, sendo quatro por envolvimento em irregularidades. Em nenhum dos casos Dilma agiu por conta própria para tirá-los do governo. Os auxiliares só saíram em virtude das reiteradas denúncias da imprensa, tornando insustentável a permanência deles no cargo.
(Da redação com Agência Tucana/ Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta