Atentado à ética
Deputados solicitam demissão do ministro do Desenvolvimento e do presidente da Petrobras
Líder e vice-líder do PSDB na Câmara, respectivamente, os deputados Duarte Nogueira (SP) e Antonio Imbassahy (BA) apresentaram nesta quarta-feira (31) na Comissão de Ética Pública da Presidência da República representação contra o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Para os tucanos, ambos devem não apenas serem advertidos, mas também demitidos por terem desrespeitado os padrões éticos exigidos por ocupantes de cargos da alta administração federal.
De acordo com reportagem da “Veja” desta semana, o ex-ministro José Dirceu mantém um “gabinete” em um hotel de Brasília, palco de atividades suspeitas. Pimentel e Gabrielli estão entre os que estiveram no quarto, segundo imagens da revista. Não se sabe o que o presidente da Petrobras foi conversar com o petista, enquanto Pimentel alegou não se recordar do tema da reunião. Apenas se limitou a afirmar que se encontra frequentemente com Dirceu para discutir o “contexto brasileiro”.
Para os tucanos, a reportagem coloca sob suspeita a atuação de ambos, principalmente quando se leva em conta o passado de Dirceu e as supostas atividades a que hoje se dedica no campo da consultoria, na qual obteve êxito no ramo dos empreendimentos petrolíferos. “José Sérgio Gabrielli, por sua vez, é presidente da Petrobras, empresa estatal brasileira que atua no mesmo ramo. Fernando Pimentel, por outro lado, é ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cargo que lhe dá acesso a informações sigilosas e poder para tomada de decisões políticas importantes”, diz trecho do documento.
Diante das revelações da “Veja”, o PSDB aponta possíveis infrações a normas éticas do Código de Conduta da Alta Administração Federal, o que justificaria a instauração de procedimento por parte da Comissão de Ética Pública. A representação será levada à próxima reunião do conselho, marcada para o próximo dia 12 de setembro, quando será designado um relator – de acordo com previsão da Presidência.
(Da redação)
Deixe uma resposta