Em defesa do desenvolvimento


Bruno Araújo ressalta importância de incentivar a inovação tecnológica no país

 

O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informática, deputado Bruno Araújo (PE), ressaltou nesta terça-feira (30), em seminário na Câmara, a importância de estimular a inovação tecnológica para melhorar o desenvolvimento do país. Araújo acredita que o momento pede uma discussão sobre o papel do Congresso na formulação de uma política pública.

“É importante que a inovação passe por políticas que ajudem a dar estruturas às universidades. Há uma série de gargalos na legislação e o Congresso tem a responsabilidade de melhorá-la. É preciso diminuir ainda a burocracia da pesquisa e possibilitar que o pesquisador nas instituições de ensino possa ter royalties de suas invenções”, defende.

Play
baixe aqui

O objetivo do seminário, segundo o deputado, foi traçar um panorama do estágio atual do sistema nacional de inovação, sua eficiência, mecanismos e resultados, com vistas a subsidiar o Legislativo na formulação de políticas que venham a potencializar e acelerar o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Durante o debate, os convidados ressaltaram a dificuldade das empresas. O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, disse que a inovação nas companhias ainda é tímida. Para mudar a realidade, ele aponta que é necessário estimular a capacitação de pessoas.

O tucano acredita que o problema encontrado nas empresas é uma questão cultural de muitas décadas que só agora começa a se reverter. “Sem a inovação não se agrega valor ao produto, sem essa agregação não se alcança um bom resultado. Sendo assim, não há geração de emprego e nem se cria melhores ambientes sociais”, resumiu.

Participaram ainda do encontro o diretor da Prospectiva Consultoria, Ricardo Sennes, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e o presidente-executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Antônio Britto Filho.

→ Segundo o presidente do CNPq, é preciso mais foco nos grandes problemas nacionais, incentivo à inovação das empresas, além da valorização da Inovação e da Extensão Tecnológica nas avaliações acadêmicas.

 

(Reportagem: Letícia Bogéa / Foto: Saulo Cruz / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
30 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *