Estado com potencial
Pará merece políticas públicas para desenvolvimento da região, defende André Dias
O deputado André Dias (PA) condenou a discriminação do governo federal com o Pará por conta das leis que impedem o desenvolvimento da região. Na avaliação dele, a ausência de políticas públicas, além de denegrir a imagem do estado, proporciona uma visão negativa em relação à ordem ambiental, fundiária, de segurança pública, fronteiras e tráfico de drogas. O tucano discursou em grande expediente no plenário da Câmara nesta sexta-feira (26).
Dias destaca que o Pará é visto pela nação como um problema, quando deveria ser encarado como uma oportunidade. Segundo ele, a omissão do Planalto dificulta a aplicação de verbas, impossibilitando o crescimento de vários segmentos.
baixe aquiNo setor de transportes, o parlamentar ressalta que a região possui uma condição excepcional de hidrovias e oferece uma logística incomparável para importação e exportação, com preços mais acessíveis. “Poderíamos produzir no Pará, escoar mercadorias desde o Centro-Oeste, subindo e passando pela área em direção a mercados consumidores, nesse processo de globalização da economia, com o custo de transporte cinquenta vezes mais barato”. Ele acredita que é difícil imaginar que o governo negue subsídios para o crescimento do Brasil diante das qualidades de que o Pará dispõe.
Dias lembrou ainda que o estado é o maior produtor de energia limpa. “Além da Hidrelétrica de Tucuruí, começamos a construção de Belo Monte, que terá as mesmas proporções de geração de energia com um impacto ambiental reduzido”, disse. O deputado defende que o Pará merece uma participação mais dinâmica na construção do seu desenvolvimento.
(Reportagem: Laize Andrade/Foto: Beto Oliveira/Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta