Corrupção em série
Deputado pede convocação de Negromonte para explicar pagamento de mesada
Com o objetivo de esclarecer suposta mesada a deputados do Partido Progressista (PP), o deputado Vaz de Lima (SP) pede a convocação do ministro das Cidades, Mário Negromonte. O requerimento apresentado à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle faz parte de estratégia da oposição para reduzir a corrupção instalada em diversos órgãos da administração federal.
Em reportagem no fim de semana, a revista “Veja” revelou que Negromonte teria ofertado pagamento de R$ 30 mil a parlamentares em troca de apoio político. O esquema foi denunciado à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
Em guerra aberta pelo controle da agremiação, o progressista teria transformado a pasta em apêndice partidário e usado o gabinete para tentar cooptar apoio. Em sala ao lado de onde despacha o ministro, quatro aliados tentavam persuadir outros deputados, ressalta “Veja”. Apenas na última terça-feira (16), doze políticos estiveram no local.
“A notícia não se trata de mera suspeita tendo em vista que a informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto”, avalia Vaz de Lima. Segundo a publicação, o Ministério de Relações Institucionais ratifica que recebeu as denúncias e está acompanhando a guerrilha do PP com muita atenção. O problema teria chegado aos ouvidos da presidente Dilma Rousseff.
O tucano afirma que a presidente precisa, realmente, acompanhar a movimentação do ministro, como forma de combater o crescimento da corrupção na Esplanada. A compra de votos de parlamentares não é algo novo na história do PP, um dos protagonistas no escândalo do mensalão – que, aliás, envolvia pagamento de mesada.
(Da redação / Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta