Fraudes em licitações


Carlos Sampaio defende afastamento de prefeito de Campinas

O deputado Carlos Sampaio (SP) comemorou a decisão da Comissão Processante (CP) que apura irregularidades na administração do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), que pediu a cassação do mandato do pedetista em seu relatório final, apresentado nesta terça-feira (16). Os 33 vereadores vão votar a solicitação de impeachment em sessão marcada para a próxima quinta (18).

A comissão apurou irregularidades em autorizações para parcelamento do solo (loteamentos), instalações de antenas de telefonia celular no município e em contratos da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), empresa de saneamento alvo de investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Play
baixe aqui

No pedido de impeachment, o vereador Artur Orsi, do PSDB, alegou que o prefeito foi omisso ao permitir que um suposto esquema de corrupção se instalasse em sua administração, além de negligente. O Ministério Público investiga a participação dele esposa e do ex-chefe de gabinete em escândalo de cobrança de propina para direcionamento das licitações e liberação de alvarás. O vice-prefeito teria recebido R$ 20 milhões de dois empresários.

Sampaio lamenta a permanência de Hélio durante as investigações. Segundo ele, alguns vereadores são coniventes com a corrupção. “Eles votaram pela permanência do prefeito enquanto houvesse investigação”, recorda. O tucano acredita que a conduta é inadmissível. “Ele não poderia estar no cargo, para que a investigação ocorresse de forma transparente.”

Na opinião do deputado, é impossível que o pedetista não tenha conhecimento do esquema. “Não é possível que a sua esposa tivesse chefiando esta máfia, que os secretários de comunicação e de negócios jurídicos estivessem envolvidos diretamente no esquema de corrupção e ele nada soubesse”, condenou.

Sampaio completa: “é um esquema sem precedente na história de Campinas. Esperamos que haja cassação do prefeito e a convocação de novas eleições, pois o vice-prefeito também está envolvido”.

(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 agosto, 2011 Últimas notícias 2 Commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *