Desmandos no governo
PSDB pede ao Ministério Público apreensão de imagens internas da Agricultura
Os líderes do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e no Senado, Alvaro Dias (PR), solicitaram nesta terça-feira (16) ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pedido de busca e apreensão de imagens internas do Ministério da Agricultura. O partido pretende provar a relação entre o ministro Wagner Rossi e o lobista Júlio Fróes, que teria atuado dentro da pasta com o consentimento do peemedebista.
A representação (veja a íntegra) foi motivada após denúncia do ex-chefe da comissão de licitação, Israel Leonardo Batista. Ele afirmou ao jornal “Folha de S.Paulo” que as fitas podem comprovar a ligação do apadrinhado político do vice-presidente Michel Temer com o lobista. Desde sábado (13), Nogueira tem defendido o afastamento de Rossi. Contudo, diante da pressão do PMDB, a presidente Dilma tem manifestado publicamente apoio ao comandante da pasta.
baixe aquiNo documento, os tucanos ressaltam que Fróes não tinha vínculo formal com o órgão, mas possuía sala para realizar seus “serviços”. Segundo o texto, “sua principal função era a de elaborar editais de licitação com o objetivo de direcionar o processo para as empresas que participam de seu esquema de corrupção. Mas outra atividade também se destaca, qual seja, a de cobrar propina das empresas que prestam trabalhos para o ministério, tal como ocorreu com a Gráfica Brasil”, conforme relatado por matéria da revista “Veja”.
Para os deputados Alfredo Kaefer (PR) e Raimundo Gomes de Matos (CE), o pedido do partido é fundamental diante das acusações. “Cabe a nós investigar, denunciar e apurar todas as irregularidades que eventualmente foram cometidas. Precisamos saber tudo o que aconteceu”, afirmou Kaefer. O tucano espera que Wagner Rossi se afaste para que as apurações ocorram de forma transparente.
Gomes de Matos acredita que a disponibilização das imagens poderá ajudar a elucidar dúvidas e responder questionamentos referentes ao esquema de corrupção na pasta. Na avaliação dele, as irregularidades apontadas até agora não tiveram uma explicação e nem punição para culpados. “Se não tem culpa por que está com medo? Se não tem nada demais por que se esconder?” questionou.
-> Os parlamentares também voltaram a defender a instalação de uma CPI Mista para investigar as denúncias de corrupção em diversos órgãos do governo federal.
(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta