Tabelas alteradas
Macris quer convidar secretário do TCU para esclarecer denúncia de superfaturamento
Em requerimento, o deputado Vanderlei Macris (SP) solicita que o secretário geral de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Guilherme Henrique De La Rocque Almeida, seja convidado a prestar esclarecimentos à Comissão de Viação e Transportes. O objetivo, segundo o tucano, é explicar a denúncia da revista “Veja” de que a Polícia Federal constatou superfaturamento das tabelas de preço do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) e do Sistema de Custos Rodoviários (Sicro).
De acordo com a reportagem, essas tabelas estão sendo usadas como instrumento de superfaturamento em licitações, com graves prejuízos ao erário, conforme destacou Macris. “A gravidade dos fatos é inquestionável, o que evidencia a necessidade de aprofundarmos a fiscalização desta questão, trazendo a esta comissão o responsável para nos dar os devidos esclarecimentos”, afirmou o deputado. O documento foi apresentado ao colegiado nesta terça-feira (9).
Na última semana, o colegiado aprovou requerimento de Macris que pede a realização de audiência pública para esclarecer a denúncia. Serão ouvidos representantes da Caixa EconômicaFederal, da Polícia Federal, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Preços altos
→ “O que a PF descobriu, e que causa espanto, é que as duas tabelas oficiais já trazem preços muito superiores aos praticados pelo mercado. Uma rápida pesquisa realizada pelos peritos policiais no comércio revelou que os preços dos produtos mais usados em obras de engenharia estão, em média, 20% mais altos do que deveriam”, diz trecho da matéria da “Veja”.
(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta