“Ponta do iceberg”
Para líder do PSDB na Câmara, demissão na Agricultura reforça necessidade de investigação
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), afirmou que a demissão do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Milton Ortolan, anunciada na tarde deste sábado, reforça a necessidade de investigações profundas na pasta.
“O ministro Wagner Rossi foi à Câmara nesta semana para negar qualquer irregularidade em sua pasta. Três dias depois cai o seu braço-direito. É, no mínimo, de se estranhar. A demissão é um indício de que há muito mais a ser descoberto e investigado. É a ponta do iceberg”, disse.
Nogueira também já pediu à assessoria jurídica do PSDB na Câmara levantamento sobre outras ações e representações que poderão ser protocoladas durante a próxima semana para provocar a apuração das denúncias envolvendo o Mapa.
O líder também afirmou que a denúncia da existência de um lobista baseado no Ministério da Agricultura indica que os órgãos de controle não estão atuando de forma eficiente.
Nogueira afirmou que o PSDB apresentará requerimentos nas Comissões Técnicas da Câmara para que os responsáveis diretos de toda cadeia por onde tramitam as licitações no Ministério da Agricultura prestem esclarecimentos sobre as ações de controle e fiscalização – entre eles o assessor especial de controle interno do Mapa, o responsável pela Comissão de Licitações, e o próprio Ortolan.
Também será reapresentado requerimento de convocação do ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Jorge Hage.
(Da Liderança do PSDB na Câmara/Foto: Ag. Câmara)
Deixe uma resposta