Turbulência na Esplanada


Machado pede atitude de Dilma para combater corrupção no governo federal

Em discurso no plenário da Câmara, o deputado Luiz Fernando Machado (SP) lamentou encontrar, na volta das atividades parlamentares, um cenário político envolto numa nuvem cinzenta de escândalos e malfeitorias. Apesar de o primeiro semestre ter sido tomado por sucessivas denúncias, o tucano esperava que a situação tivesse mudado. Mas, segundo ele, a sociedade observa que a corrupção continua assolando o governo federal.

“A avaliação não é positiva sob o aspecto ético. Em sete meses de governo, a presidente Dilma demitiu dois ministros e também 22 pessoas que supostamente estão envolvidas em episódios não muito republicanos no Ministério dos Transportes”, afirmou. Machado faz referência ao esquema de cobrança de propina na pasta e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), conforme denunciou a revista “Veja”.

Play
baixe aqui

Na opinião do deputado, Dilma encontrou uma herança maldita deixada pelo ex-presidente Lula. “Que é exatamente o legado de corrupção que acompanhamos hoje. A herança existe de corrupção deixada pelo ex-presidente Lula existe”, ressaltou. Para ele, compete à Dilma esclarecer os fatos nada republicanos revelados.

O tucano criticou ainda o excesso de medidas provisórias editadas pela gestora. Segundo o deputado, no primeiro semestre deste ano, foram encaminhadas ao Congresso 25 proposições, número 90% maior do que o analisado no mesmo período de 2010. Machado acrescenta que o Congresso precisa reagir no segundo semestre. O caminho, segundo ele, é a votação de propostas de interesse da população, como as reformas política e tributária.

O parlamentar sugeriu à presidente que adote medida parecida com a do governo de São Paulo, ao produzir uma agenda positiva, voltada para os mais necessitados. Ao contrário da administração federal, que perde muito tempo em atender interesses da base aliada, a gestão paulista prioriza a sociedade, avalia.

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 agosto, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *