Irregularidades sem fim


PSDB quer audiência com responsáveis por órgãos de fiscalização do governo

O PSDB vai apresentar requerimento para audiência com os órgãos internos de controle: Procuradoria Geral da República (PGR), Controladoria-Geral da União (CGU), representante do Ministério Público no Tribunal de Contas da União (TCU), Procuradoria da República no Distrito Federal e Polícia Federal. Segundo o líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira (SP), o objetivo é discutir o andamento do trabalho no acompanhamento e nas investigações das denúncias que envolvem o governo federal.

“Eles são responsáveis pelo controle interno e externo de órgãos públicos. Queremos saber qual é a extensão do processo de fiscalização e de medidas que estão sendo tomadas por essas entidades, que têm a atribuição de cumprir esse papel”, explicou Nogueira nesta segunda-feira (1º).

Play
baixe aqui

O deputado afirmou que o partido também quer convocar os ministros da Agricultura, Cidades, Transportes, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário. De acordo com ele, essas pastas estão envolvidas em irregularidades amplamente divulgadas pela imprensa. “Espero que a presidente Dilma Rousseff não mantenha o padrão de passar a mão na cabeça e tolerar os problemas, como aconteceu no governo Lula e que agora está explodindo no colo dela”, condenou.

O líder disse que o PSDB fará pressão para que o requerimento de convocação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, seja votado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O pedido foi encaminhado pelo deputado Vanderlei Macris (SP) antes do recesso. Nogueira adiantou que também será protocolado no colegiado convite a Frederico Augusto de Oliveira, o Fred, para prestar esclarecimentos sobre suposta prática de crime de usurpação de função pública.

Para elucidar as denúncias feitas pelo ex-diretor financeiro da Conab, Oscar Jucá Neto, de que o órgão é pior do que o Dnit, o PSDB irá apresentar requerimentos de convocação do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e de audiência com o presidente da Conab, Evangenaldo Moreira, o procurador-geral Romulo Gonsalves e o próprio Jucá Neto.

O partido pretende ainda convocar os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) para que falem sobre a denúncia do programa Fantástico de que áreas de proteção ambiental estão sendo invadidas para a construção de mansões.

Nogueira acrescenta que a oposição vai analisar a possibilidade de instalar a CPI da Corrupção na Câmara. “A sensação é que depois do escândalo do mensalão o presidente Lula privatizou e partidarizou pedaços do Brasil para a sua base aliada. Não podia dar em outra senão o que estamos assistindo hoje e que a presidente Dilma está tendo como buscar resolver”, completou.

Nada republicanas

→ No último fim de semana, o ex-diretor financeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Oscar Jucá Neto denunciou um esquema de corrupção, fraudes e propina no Ministério da Agricultura. Neto é irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB- RR).

→ Segundo a “Isto É”, o Partido Progressista (PP) vem transformando o Ministério das Cidades em centro de operações partidárias nem sempre republicanas. A pasta é um dos carros-chefes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

→ Outra denúncia do “Fantástico” revelou que o Incra e o Ibama estariam sendo coniventes com a ocupação irregular de áreas de preservação permanente.

(Reportagem: Alessandra Galvão com assessoria da Liderança na Câmara/Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
1 agosto, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Irregularidades sem fim”

  1. ANTES TARDE DO QUE NUNCA, POIS NO IBAMA/RJ MUITAS IRREGULARIDADES E INCRIMINAÇÃO IRRESPONSÁVEL, A SERVIÇO DO DEPUTADO CARLOS MINC E SEU GRUPO OCORRERAM, TUDO COM PROVAS. SEM BALELA.

    VISITE O SITE http://limpaambiente.site.com.br

    TUDO O QUE ESTÁ POSTO NO SITE EXISTE PROVA, HOUVE VERDADEIRO ABUSO DE AUTORIDADE DENTRO DO PRECÁRIO ÓRGÃO FEDERAL DE MEIO AMBIENTE NO RIO DE JANEIRO. É INSUPORTÁVEL E OS DANOS SÃO IRREPARÁVEIS AO SEVIDORES JULGADOS INOCENTES E QUE VIRAM SEU EMPREGO IR PRO BELELÉU POR INTERESSE PESSOAL DO SR. CARLOS MINC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *