Vidas poupadas


Tucanos destacam resultados positivos do governo de SP no combate ao crime

Os deputados Vanderlei Macris (SP) e Antonio Carlos Mendes Thame (SP) destacaram nesta sexta-feira (29) a queda da criminalidade em São Paulo e atribuíram os resultados positivos ao constante esforço dos governos do PSDB para aperfeiçoar a área da segurança pública. No primeiro semestre deste ano, os homicídios caíram 12% no estado e 28% na capital na comparação com o mesmo período de 2010. Foram 278 mortes a menos em relação aos 2.278 casos registrados ano passado.

Os dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) e mostram que, desde 1999, São Paulo já reduziu em 70% o número de homicídios dolosos, ou seja, com a intenção de matar.

Play
baixe aqui

Esse resultado é sinal da competente gestão tucana no setor de segurança pública, na opinião de Macris. Para ele, em virtude da boa atuação do governo neste setor a tendência é que a criminalidade diminua ainda mais. “A questão da segurança não se resume só a repressão feita pelos policiais. Ela precisa estar acompanhada de um projeto que amenize problemas cruciais. E o governo de SP tem várias ações com resultados positivos, como mostram os números”, ressaltou. “Na medida em que as questões sociais são enfrentadas, a criminalidade diminuiu”, completou Macris.

Os resultados também foram elogiados em editorial de “O Estado de S. Paulo”.   Implementação de políticas que envolvem maior articulação com as prefeituras, profissionalização progressiva das guardas municipais, estratégias de prevenção integradas com entidades comunitárias, investimento em serviços de inteligência e maior utilização de tecnologia nas investigações foram alguns dos pontos citados pelo jornal para explicar o bom resultado divulgado pela gestão Geraldo Alckmin.

A cidade de São Paulo contribuiu de forma expressiva para a redução dos homicídios em todo o estado e lidera a redução de mortes intencionais, com recuo de 28,79% em relação ao primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho de 2011, foram computados 190 casos a menos: 660 no primeiro semestre de 2010 contra 470 em igual período deste ano, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame, por sua vez, acredita que a queda de homicídios é fruto de uma série de fatores. Entre eles, destacou o tucano, o bom trabalho da Secretaria de Segurança Pública, que está mais próxima da população. “A melhora da educação e do nível de renda também contribuem”, apontou.

Outro comparativo a se considerar é o dos últimos 12 meses, período em que o estado registrou 483 mortes intencionais a menos, numa redução de 10,67%. De julho de 2009 a junho de 2010, foram registrados 4.525 homicídios dolosos, contra 4.042 de julho de 2010 a junho de 2011.

Conjunto de ações provocou redução nas mortes intencionais, diz secretaria

→ A SSP atribui a redução das mortes intencionais em todo o estado à investigação, identificação e prisão dos autores de homicídios, à melhoria da gestão policial, com o aumento do número de policiais militares nas ruas, ao recolhimento de armas ilegais e ao investimento do governo em segurança pública, inteligência policial e tecnologia da informação. As tentativas de homicídios também seguiram a tendência de queda. Houve um recuo de 5,39% nos primeiros seis meses deste ano. Foram apontados 139 casos a menos do que em igual período de 2010.

As extorsões mediante sequestro também apresentaram queda tanto no semestre quanto nos últimos 12 meses. De janeiro a junho deste ano foram apontados 12 casos a menos – o que representa uma redução de 26,09%. Já nos últimos 12 meses, houve um recuo de 32,22%, com menos 29 extorsões mediante sequestro.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/  Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 julho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *