Irregularidades nos Transportes


PSDB pedirá convocação de ministro na Câmara após saber que comissão representativa não se reunirá

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), manifestou total desapontamento com a não convocação da Comissão Representativa do Congresso para apreciar requerimento de sua autoria convocando o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para esclarecer a enxurrada de denúncias envolvendo a pasta e os órgãos a ela ligados. Apesar disso, a falta de deliberação não significa que Passos está livre de dar explicações aos parlamentares, como destacou Nogueira.

O deputado foi recebido nesta terça-feira (26) pela secretária-geral da Mesa Diretora do Senado, Cláudia Lyra (foto), para saber do andamento do pedido apresentado há uma semana. O líder foi informado que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está em São Paulo e só virá a Brasília na próxima quinta-feira. Portanto, a reunião da comissão não deverá ser convocada.

“Manifesto nosso total desapontamento. Essa comissão tem por finalidade funcionar no recesso em momentos relevantes da vida do Congresso e o presidente Sarney abriu mão de fazê-lo. Nós temos hoje um Ministério dos Transportes com 18 afastados. Não é possível que o Legislativo deixe de cumprir o seu papel de fiscalizar”, afirmou Nogueira após o encontro.

Play
baixe aqui

Diante da não deliberação por parte da comissão representativa, o líder do PSDB disse que os requerimentos serão apresentados às comissões de Viação e Transportes e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara na próxima semana, quando os trabalhos legislativos recomeçam. “Vamos apresentar imediatamente, a partir da semana que vem, os requerimentos convocando o ministro Paulo Sérgio Passos e também convidando Frederico Augusto de Oliveira”, afirmou. O PSDB quer explicações sobre a natureza dos serviços prestados por Fred no Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).

Desdém condenável
O tucano reprovou a atitude “de desdém” do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), com o trabalho da oposição. O petista afirmou que não tem conhecimento do funcionamento da comissão representativa há dez anos. Para Nogueira, o petista está mal informado. “A comissão funcionou no início deste ano para tomar decisões urgentes em relação à tragédia ocorrida no Rio de Janeiro e no início do ano passado quando houve o terremoto no Haiti e o Brasil cumpriu o papel de apoio solidário àquele país”, informou.

O líder ressaltou a necessidade de investigações das denúncias que atingem o Ministério dos Tranportes desde o início deste mês. De acordo com o tucano, o governo não quer ser investigado, mas a oposição vai insistir. “O governo não está agindo, está apenas reagindo a uma série de ações que a oposição está fazendo”, apontou.

Para Nogueira, a pressão da sociedade pode ajudar na instalação da CPI dos Transportes. O deputado afirmou que faltam apenas quatro assinaturas para instalar a comissão no Senado. “A cada dia que passa tem caído mais uma pessoa do alto comando do Ministério dos Transportes. Já são 18. O afastamento por si só não esgota o assunto e não responde na proporção que a sociedade espera. Diante da extensão dos danos que essas pessoas causaram para o país, é preciso que elas sejam punidas exemplarmente e que os prejuízos causados ao erário e à sociedade sejam ressarcidos”, destacou.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Marcos Côrtes/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 julho, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Irregularidades nos Transportes”

  1. Maria Clark disse:

    Os Ministérios criados por Lula para alocar os picaretas e ladrões do erário deveriam ser extintos.Seria uma econimia para o país.
    Tiraria de circulação os ladrões PTistas e de outros partidos aliados.
    Quem pensa que é o dep.Vaccarezza? É um dos piores que já tiveram como dep.federal, é incompetente, puxa saco do Lula e agora da Dilma,mal carater e pensa que tem o rei na barriga.
    Depois da resposta do Ministro bernardes de que seria quase impossível não ter ladroagem no DNIT,quer dizer o que deveria ser excessão para ser o normal e a honestidade e carater uma excessão.
    Fico a imaginar nos outros Ministérios o que acontece.
    É preciso passar o rodo em todos eles e fechar o que não serve, aliás,serve para desvio de verbas milionárias.
    O deputado Duarte Nogueira está certíssimo em reclamar.
    Senador Sarney, outro que não quer nada com a hora do Brasil.Quer usufruir das benesses e mais nada.Não larga o osso por nada nesse mundo e com ele vários outros que somando as idades ganha de Matuzalém.
    Parabéns ao PSDB pela atitude tomada e vamos lutar para que esses camaradas do governo recebam o que merecem.
    Estamos cansados de ver essa turma roubar, desviar,esconder e tudo mais e continuar no governo como se nada tivessem feito.
    A Justiça precisa ser rápida e atuante,nada acontece e eles vão fazendo a festa.
    Parabéns ao Dep. Nogueira e o PSDB que estão de olho no que acontece na Ilha da Fantasia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *