Transporte caro
Trem-bala não é uma prioridade para o país, afirma Leréia
O deputado Carlos Alberto Leréia (GO) afirmou que o Trem de Alta Velocidade (TAV) não é uma prioridade para o país. Na avaliação do tucano, o governo federal precisa investir em metrô e rodovias antes de utilizar recursos para realizar o empreendimento. Ontem, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que a nova licitação do projeto só deve acontecer em fevereiro de 2012. A primeira tentativa de leilão fracassou: nenhum interessado apareceu.
“Apoio o TAV, pois é um ótimo meio de transporte, mas é muito caro e nesse momento não é prioridade. É um empreendimento que não é prioritário para o nosso país. O dinheiro público precisa ser investido nesse momento é no transporte público, principalmente nos metrôs”, destacou o deputado. Ele lembrou que há diversos projetos parados de criação ou ampliação de metrô nas capitais brasileiras.
Segundo Bernardo Figueiredo, diretor-geral da ANTT, o edital da primeira etapa fica pronto em outubro e, quatro meses depois, acontecerá o leilão. Nessa fase será conhecida a tecnologia vencedora que vai operar os trens. O vencedor recebe as passagens e paga uma parte ao governo. A segunda licitação será da concessão da linha e estações. Nesta, vence quem oferecer o menor preço de aluguel da linha. O governo pagará com os recursos que receber do operador de trem.
Em artigo publicado no “O Estado de S.Paulo”, o tucano José Serra ressalta que o valor investido para transportar cerca de 125 mil pessoas por dia no trem-bala seria suficiente para beneficiar mais de 3 milhões de passageiros de metrô e trens urbanos em todo o país.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta