União do Mercosul
Parlasul precisa discutir segurança nas fronteiras e protecionismo argentino, cobra Azeredo
O deputado Eduardo Azeredo (MG), integrante da representação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), disse nesta quinta-feira (14) que os parlamentares devem tomar uma posição sobre o protecionismo argentino com relação aos produtos importados àquele país. Segundo o tucano, essa questão deve ser tratada já na próxima reunião, em Montevidéu (Uruguai), no mês de agosto.
“O Mercosul seguramente vive momentos de dificuldades. A Argentina tem passado por cima, tem desconhecido várias normas e praticado o sistema de protecionismo, colocando dificuldades aos produtos brasileiros para entrarem lá”, pontuou.
baixe aquiPara Azeredo, também é preciso discutir a segurança nas fronteiras para coibir a entrada de drogas e armas. “Temos a região de Foz do Iguaçu (PR), que é complicada e é um ponto permanente de entrada de cigarros, produtos eletrônicos e principalmente de armas. Isso não pode continuar assim, o governo precisa ter uma atuação maior. Cobrar a atuação de países vizinhos, dar condições tecnológicas à Polícia Federal de poder atuar”, frisou.
Ele disse ainda que parlamentares do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai devem avançar na discussão do ensino das línguas portuguesa e espanhola e das facilidades para a circulação de turistas no bloco. O tucano espera que o Mercosul funcione de forma adequada. Outros três tucanos integram o grupo: os deputados Sérgio Guerra (PE) e Reinaldo Azambuja (MS) e o senador Paulo Bauer (SC).
Representantes
O Parlasul estava há 6 meses parado, mas passa a funcionar definitivamente com a criação da Representação Brasileira do Mercosul, órgão de ligação entre o Congresso e o Parlamento do Mercosul. Com a definição dos nomes dos 27 deputados e 10 senadores integrantes, eles passam a apreciar e emitir parecer a todas as matérias de interesse que venham a ser submetidas ao Legislativo.
Eles poderão emitir relatórios, examinar anteprojetos, solicitar audiências públicas e depoimentos e participar de projetos resultantes de acordos de cooperação com organismos internacionais.
(Reportagem: Artur Filho/Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta