Afronta ao país


Alvaro Dias: Pagot subestima inteligência do brasileiro ao negar superfaturamento nos Transportes

O líder tucano no Senado, Alvaro Dias (PR), afirmou nesta terça-feira (12) que o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, subestima a inteligência do brasileiro ao negar superfaturamento e irregularidades no Ministério dos Transportes. Em depoimento à Comissão de Infraestrutura do Senado, Pagot “refutou” as denúncias de sobrepreços em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sob responsabilidade de sua gestão no órgão.

Na opinião de Dias, a sociedade está estarrecida com as informações veiculadas pela revista “Veja”, que, segundo ele, representam verdadeiro escárnio. O parlamentar questionou a suposta participação do atual ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no esquema, quando ele comandava o Planejamento. Pagot negou a influência do petista em contratos do Dnit.

Play
baixe aqui

Antes da audiência, o diretor havia ameaçado comprometer Bernardo, alegando que ele tinha controle dos fatos ocorridos em obras administradas pela instituição. Na reunião desta terça, o diretor recuou, mas deixou claro que não tomava decisão sozinho. Haviam mudanças de valores nos contratos com conhecimento de vários ministros, acrescenta.

“O crime existe. Mas quem deu voz de comando, determinou e participou? Essas respostas não foram oferecidas e o Ministério Público e a Polícia Federal têm grande responsabilidade, pois o fato é uma afronta ao país, uma corrupção explícita. Não há como subestimar a inteligência das pessoas afirmando que obra pública custa esse preço”, criticou Dias.

Autor do requerimento de convite, o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) afirmou que o diretor do Dnit se restringiu a oferecer dados técnicos. Em resposta ao tucano, Pagot afirmou que a presidente Dilma “não foi omissa” em relação aos empreendimentos de responsabilidade do órgão.

Os senadores ainda criticaram a efetivação de Paulo Sérgio Passos como ministro dos Transportes. Passos conhece os procedimentos da pasta, pois assumiu interinamente quatro vezes nos últimos anos. Para os parlamentares, a decisão foi contraditória, já que Dilma demitiu outros envolvidos no escândalo, inclusive o ex-ministro Alfredo Nascimento. No entanto, nomeou para o cargo “alguém que era do grupo”, como destacou Alvaro Dias.

Nesta quarta-feira (13), as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Viação e Transportes da Câmara fazem audiência com Nascimento e Pagot para esclarecerem as denúncias.

Denúncia

Pagot foi afastado após a “Veja” relatar que representantes do PR, partido do ex-ministro Alfredo Nascimento, funcionários da pasta e órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento e recebimento de propina por meio de empreiteiras. Ele está de férias e deve ser exonerado ao retornar, em agosto.

A presidente da Comissão de Infraestrutura, senadora Lúcia Vânia (GO), enviará ao Ministério Público Federal a gravação do depoimento de Pagot para que o órgão fundamente as investigações sobre irregularidades no Dnit e no Ministério dos Transportes.

(Reportagem: Djan Moreno / Foto: Cadu Gomes / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
12 julho, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Afronta ao país”

  1. Maria Clark disse:

    De fato Álvaro Dias, Aloysio Nunes tem toda a razão. Luiz Antonio Pagot e seus parceiros de Ministério pensam que somos palhaços em acreditar que fala a verdade.
    Quantas vezes foi denunciado por Mario Couto da Tribuna do Senado.
    Mas a revista Veja o denunciou, então a Dilma resolveu tomar providências antes que algo pior acontecesse.
    O Governo petista está podre, fétido de tanta corrupção e ladroagem.
    Os ratos estão soltos e fazendo a festa, quando vai parar não sabemos até porque 2014 a intenção é voltar o Lula, que Deus tenha piedade do povo brasileiro.
    Infelizmente o Brasil ainda não aprendeu a votar.Sempre escolhem em quem não devem, e assim eles continuam votando em quem promete tijolos,carne, camisetas,um par de tenis e por ai vai.
    Poucos são aqueles que votam com a conciência.
    Pagot mentiu e vai continuar mentindo para proteger o PT e sua corriola.
    É muito triste,um dia ele fala uma coisa, no outro dia fala outra.Vai confiar numa figura dessa! Ridículo.
    Meus pêsames.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *