Sociedade espera resposta


Tucanos pedem punição dos envolvidos no mensalão e cobram rapidez no julgamento

Deputados tucanos consideraram fundamental o pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para dar continuidade e celeridade ao julgamento do mensalão. Gurgel solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema de pagamento de propina da base aliada do ex-presidente Lula, escândalo revelado em 2005.

Na opinião dos parlamentares, é preciso agilizar o processo para evitar que o crime prescreva. Para o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), a sociedade espera por punição. “Quanto mais o tempo passa, a sensação de impunidade aumenta. E a impunidade é a alma da corrupção”, afirmou.

Play
baixe aqui

Segundo o deputado, essa é a única forma de reestabelecer a confiança em torno das investigações envolvendo o crime. “Há o sentimento de que as coisas não dão em nada, o que é extremamente prejudicial ao país e às instituições”, completou.

Nogueira lembra que a manifestação do Ministério Público Federal desmonta o discurso de Lula, que tentou vender o escândalo como uma armação para desestruturar o governo. “O mensalão existiu e há indícios de que continua. E é muito curioso que o ex-presidente não tenha tido conhecimento de esquema que envolveu desvio de milhões e seus principais assessores”, destacou. Segundo ele, o delito “fez escola dentro da gestão petista”, como é o caso do Ministério dos Transportes, alvejado por denúncias de recebimento de propina.

Para o deputado Fernando Francischini (PR), o parecer do procurador deve servir de incentivo para que o Supremo discuta os processos. Há preocupação sobre a prescrição dos crimes. “Mas vindo esse parecer final do MPF, temos certeza que o presidente do Supremo vai colocar em pauta antes do vencimento do prazo”, afirmou.

A decisão do Ministério Público comprova que o PSDB tinha razão sobre o caso, ao pedir o julgamento dos envolvidos, acrescenta o tucano. Para ele, é preciso ter transparência e fazer um “choque de moralidade” em Brasília. “Não é possível que o governo queira comprar o Congresso com liberação de emendas parlamentares e nomeações de apadrinhados”, criticou.

Para Raimundo Gomes de Matos (CE), a lentidão da Justiça brasileira faz com que a sociedade tenha a impressão de que os crimes ficarão impunes. “Se o Supremo não julgar logo, ninguém vai ser penalizado. O STF, até por normas regimentais, fica protelando e a população, cada vez mais, está descrente com as nossas instituições.”

Processo

De acordo com o jornal “Folha de São Paulo”, o parecer de 390 páginas enviado por Gurgel ao STF é a última peça a ser enviada antes do julgamento do caso, denunciado em 2006 pelo então procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza. Somadas, as penas máximas chegariam a 4,7 mil anos de prisão. Entre os acusados estão o publicitário Marcos Valério, apontado como operador do esquema e que poderá ser condenado a até 527 anos de prisão. A soma das penas do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), chamado de “chefe da quadrilha”, e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares chagam a 111 anos. Recentemente, o partido da presidente Dilma realizou grande evento de refiliação de Soares.

(Reportagem: Djan Moreno / Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
8 julho, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Sociedade espera resposta”

  1. tereza disse:

    é fundamental tb que vcs da oposição se empenehm prá valer nesse processo todo, sempre há uma chance de tudo virar pizza nessse país imoral.
    O governo Lula 3( Dilma) vai mal, agora é a hora.
    Façam pressão contínua, nós precisamos acraditar que existe uma oposição.
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *