Prejuízo ao consumidor
Eletropaulo precisa rever plano de investimento para garantir serviço de qualidade à população de SP
Após série de reclamações de consumidores de energia elétrica de São Paulo, especialmente de 24 municípios da região metropolitana, o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), e o deputado Luiz Fernando Machado (SP) cobraram da Eletropaulo, empresa responsável pela distribuição de luz, melhoria nos serviços prestados, durante audiência conjunta das comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor.
Para garantir serviços de qualidade, Nogueira defende o aperfeiçoamento dos indicadores no tocante à diminuição da interrupção, o que tem acontecido com frequência nos 24 municípios, sobretudo na capital. “Mais de seis milhões de consumidores são atendidos pela Eletropaulo. Ficou claro que a empresa está com índice de investimentos aquém dos lucros estratosféricos obtidos – na casa de R$ 1,3 bilhão no último exercício.”
baixe aquiNo encontro, o tucano afirmou que ficou clara a necessidade de mudança no serviço prestado. Para tanto, defende a revisão urgente do plano de ação e investimento da empresa. “A Eletropaulo está muito aquém daquilo que se espera como uma concessionária do serviço de distribuição de energia. Se ela continuar descumprindo as metas e níveis de qualidade no serviço, a concessão pode até ser revista”, avaliou.
Atualmente secretário de Energia de São Paulo, o deputado licenciado José Aníbal (SP) participou da audiência e ressaltou que há insegurança em relação à prestação de serviços de energia. Ele cobrou investimentos da companhia para mudar o quadro. Além disso, na opinião do secretário, as interrupções impactam inclusive o serviço de água. “A relação com a empresa só terá eficácia se ela for cada vez mais pública, fazer com que as pessoas saibam o que está sendo feito”.
Fernando Machado acrescentou que a companhia deve respeitar o consumidor local. “É preciso ter qualidade no serviço. O cidadão – em casa, hospital ou na escola – necessita obter garantia de que o abastecimento será feito e não as interrupções que frequentemente estão acontecendo”, apontou.
A Eletropaulo precisa rever sua capacidade de investimentos e manutenção, segundo o tucano. “O consumidor sai prejudicado quando ocorre a interrupção. Vamos fazer com que essa comissão em conjunto com a de Defesa do Consumidor promova todas as ações jurídicas e administrativas para resguardar o interesse e a defesa do consumidor”, concluiu.
Danos à população
→ Segundo o deputado Ricardo Izar (PV-SP), no mês passado, um blecaute afetou cerca de três milhões de pessoas na grande São Paulo. Segundo informações oficiais, o problema teria sido causado por falhas nos transformadores da subestação Bandeirantes, zona sul da capital.
→ Participaram da audiência o secretário de Energia de São Paulo, José Aníbal; o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner; a representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Flávia Guimarães; e o presidente do Grupo AES Eletropaulo, Britaldo Soares.
A frase:
“O governo do Estado de São Paulo, representado pelo secretário de energia, José Aníbal, foi extremamente elogiado pelas ações proativas, cobrança permanente e pela busca de melhorar para o consumidor os serviços prestados na distribuição de energia.”
Deputado Duarte Nogueira (SP)
(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Ag. Câmara / Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta