FHC: 80 anos de liderança e contribuição ao país, por Carlos Brandão


A cerimônia de comemoração dos 80 anos de Fernando Henrique Cardoso esta semana no Senado Federal simbolizou a importância e relevância do ex-presidente ao nosso país, seja pela estabilidade econômica alcançada, seja pelo crescimento do Brasil nos mais diferentes setores. Fico feliz em ter acompanhado essa trajetória como cidadão e, obviamente, hoje na condição de deputado de segundo mandato filiado ao partido que nasceu impulsionado pelas idéias deste grande político e intelectual.

Durante a emocionante homenagem, a platéia no auditório Petrônio Portela não economizou nos aplausos a atribuiu, de forma justa, a referência de “estadista do novo Brasil” ao ex-presidente. Avalio como sendo mais do que justa, uma vez que FHC teve habilidade partidária, espírito republicano e pensamento humanista para fazer com que o Brasil entrasse nos trilhos do desenvolvimento mundial. Foi um importante passo, que consolidou as instituições democráticas e alavancou o país o colocando entre as dez maiores economias mundiais.

Fernando Henrique teve seus dois mandatos sob o fogo da oposição, em especial do sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que, empenhado em enfraquecer seus méritos tentou por sucessivas ocasiões ofuscar o legado de FHC. Permito-me dizer então, tomando como base os dias de hoje, como louvável a atitude da presidente Dilma Rousseff , que apesar das diferenças partidárias, reconhece o início do novo Brasil na era FHC, atitude essa serena que o ex-presidente Lula teve 8 anos para protagonizar. Mas assim não fez.

É comum ouvir dos fervorosos que compartilharam o comportamento de Lula declarações que exaltam seu governo e desdenham a era FHC. Enquanto Lula, que eternizou o bordão “nunca antes na história desse país”, passou os últimos anos minimizando os feitos do antecessor, Fernando Henrique costuma dizer que o rival apenas deu continuidade a um projeto que ele próprio concebeu.

A homenagem dos 80 anos de FHC é um momento para se pensar no legado que colocou o país no ritmo do crescimento. Houve uma mudança completa a partir do momento em que se conseguiu controlar a inflação, estabelecer leis de responsabilidade fiscal e investir na educação. Se vivemos hoje um outro Brasil é porque tudo isso teve início com as transformações do governo FHC. E seria um desrespeito histórico renegar esse momento que deve ser encarado como o divisor de águas.

FHC é, sobretudo, o responsável pela recuperação da dignidade da política que ganhou corpo com a criação do Plano Real. Ou seja, a comprovação que idéias bem embasadas na realidade podem sim transformar a sociedade para melhor. FHC é um exemplo de liderança e dedicação para as melhorias do país. Deixo aqui meu reconhecimento, respeito e admiração por esse grande estadista brasileiro que já imprimiu sua assinatura na galeria das importantes figuras políticas da história recente do país. Parabéns.

(*) Carlos Brandão é deputado federal pelo PSDB-MA. (Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
5 julho, 2011 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *