Destaque à educação
Duarte Nogueira homenageia Paulo Renato, falecido aos 65 anos
O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), prestou uma homenagem ao ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza em plenário nesta terça-feira (5). O educador faleceu em 25 de junho, aos 65 anos, em decorrência de um infarto fulminante. Ele foi responsável pela implantação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e pela universalização do acesso à escola.
“Sabemos que a história haverá de fazer justiça, ainda que tardia, a ele, que foi dos maiores responsáveis por transformar o Brasil em potência mundial por meio da transformação da educação em uma das mais importantes metas e prioridades das políticas de governo do país”, disse.
Da tribuna, Nogueira destacou os projetos que contaram com a participação de Paulo Renato. Ele criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Bolsa Escola Federal. “De tão benéficas e acertadas que foram essas medidas, implantadas no período do presidente Fernando Henrique Cardoso, o governo da presidente Dilma e o que lhe antecedeu, de Lula, as mantiveram todas”, frisou o tucano. O atual programa Bolsa Família teve origem no Bolsa Escola, iniciado pelo ex-ministro.
(Foto: Ag. Câmara)
Deixe uma resposta