Os 80 anos do presidente Fernando Henrique, por Duarte Nogueira


A comemoração do aniversário de 80 anos do nosso sempre presidente Fernando Henrique Cardoso realizada na última quinta-feira no Senado foi, sobretudo, uma demonstração de reconhecimento e gratidão as suas decisivas contribuições para a construção de um capítulo dos mais importantes da história moderna do nosso país.

E poucos são os que conseguem mudar o rumo de uma Nação, colocando-a em uma trajetória de melhores perspectivas para o conjunto de seus cidadãos. Este é um feito restrito a grandes homens públicos, que praticam a política de coração aberto, que se preocupam com o que estará reservado para as próximas gerações.

O PSDB será eternamente grato por tê-lo entre os seus fundadores, por poder contar com a sua sabedoria, sensibilidade, serenidade, muitas vezes com a sua moderação nos embates mais acalorados da vida partidária e com sua permanente contribuição no processo de aperfeiçoamento como partido político.

Temos a certeza que o Brasil é igualmente grato à sua coragem e visão de futuro. O Plano Real foi um divisor de águas e deu a estabilidade necessária para o enfrentamento de sucessivas crises mundiais, para a realização das reformas necessárias naquele momento e também permitiu que avançássemos na distribuição de renda.

Sob seu comando, foram estabelecidas importantes referências para a agenda nacional: que a parceria com a iniciativa privada é a saída para a modernização da nossa infraestrutura, que a estabilidade da economia é a política mais eficiente de combate à miséria, que as políticas de transferência de renda são necessárias com contrapartidas e portas de saída, que os gastos públicos precisam ser administrados com rigor e responsabilidade.

Se hoje somos um país menos desigual, mais moderno, um importante player no comércio internacional, com economia menos suscetível a respingos de crises externas é porque sob seu comando fomos governados com ousadia, planejamento, e comprometimento com o futuro do país. E também com muita sensibilidade e responsabilidade social. E aqui faço menção à contribuição essencial da inesquecível dona Ruth Cardoso com seu trabalho social inovador.

Todos os seus feitos e diretrizes são exemplos de ações que resultam a partir do conjunto de qualidades de um verdadeiro estadista – capacidade para enxergar mais adiante, coragem para fazer o que precisa ser feito, habilidade para liderar e humildade para perceber que sua ação, por estar mirada no futuro, poderá demandar algum tempo para que seja compreendida, reconhecida e até mesmo copiada.

Para nós, que desempenhamos o patriótico papel de oposição no Congresso Nacional, as contribuição dos seus mandatos são nossos grandes argumentos. São os parâmetros que utilizamos para definir a boa gestão, apontar as falhas, estimular o debate. Com isso, nosso intuito é contribuir como o desenvolvimento do nosso país.

É inspirador para todos nós vê-lo chegar aos 80 anos sem diminuir sua inquietude, a capacidade de se indignar e a preocupação de estimular o debate sobre questões que são importantes para a nossa sociedade e de continuar dedicando seus dias a pensar o Brasil do amanhã. O presidente Fernando Henrique é um grande exemplo daquilo o que o saudoso governador Mário Covas disse certa vez: é possível conciliar política e ética, política e honra, política e mudança.

(*) Duarte Nogueira é líder do PSDB na Câmara dos Deputados. (Foto: Ag. Câmara)

Compartilhe:
4 julho, 2011 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *