Líder singular


Tucanos lamentam falecimento e destacam trajetória política de Itamar Franco

Deputados do PSDB manifestaram tristeza pelo falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco, ocorrido na manhã do último sábado (02). Os parlamentares lembraram o legado deixado por ele e afirmaram que Minas Gerais e todo o Brasil perdem um grande político. O corpo foi velado  no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, e seguiu para o crematório de Contagem. As cinzas irão para Juiz de Fora e serão deixadas no túmulo da mãe do senador.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aécio Neves (MG), o ex-governador de São Paulo José Serra, o atual governador paulista, Geraldo Alckmin, e outros tucanos participaram das homenagens. Presente no velório, o deputado Marcus Pestana (MG) disse que Itamar Franco foi um dos maiores políticos da história mineira e teve um desempenho exemplar em todos os cargos que ocupou, desde a prefeitura de Juiz de Fora, passando pelo Senado Federal, governo de Minas, até a presidência da República.

Play
baixe aqui

“Itamar Franco é um daqueles líderes singulares do país. Símbolo de ética e honestidade, líder do governo de união nacional que garantiu a consolidação da democracia – depois da grave crise do impeachment -, e a estabilidade da economia com o Plano Real, frente a uma inflação aguda que ameaçava o futuro do país”, destacou Pestana.

Em nota à imprensa, o deputado Carlos Alberto Leréia (GO) ressaltou que os brasileiros recebem com pesar a triste notícia. “Em sua trajetória, ele deixa um legado de aprendizado a todos os políticos. O Brasil perde um exemplo de decoro conquistado em sua vida pública. É inegável a sua contribuição para o Estado, principalmente quando implementou o Plano Real”, apontou.

Já o deputado Carlaile Pedrosa (MG) disse que Itamar era uma pessoa séria, transparente, e sempre buscou a qualidade de vida do povo. “Hoje o Brasil está nessa posição graças à atitude do Itamar Franco quando implantou o Plano Real. É uma perda muito grande. No Congresso, ele tinha uma voz atuante e sempre fez bem ao nosso país”, afirmou o tucano. Para Eduardo Gomes (TO), a perda deixará um vazio. “Foi um dos maiores políticos do seu tempo, tendo uma vida pública com total dedicação ao país e a seu povo”, ressaltou.

“Itamar Franco é um homem que sai da vida e passa para a história. É uma figura que teve a oportunidade de administrar o país em um momento muito difícil e que surpreendentemente fez um trabalho honrado”, acrescentou o deputado Carlos Roberto (SP).

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também viu com tristeza o acontecimento. “Itamar foi um homem cuja autoridade moral e respeitabilidade estiveram ao longo desses anos a serviço de Minas e do Brasil. Todos os políticos têm o dever de seguir o seu exemplo e se inspirar na sua conduta”. A Sessão Ordinária da Câmara foi suspensa às 15h em homenagem ao ex-presidente.

Tucanos lamentam falecimento do ex-presidente Itamar Franco, aos 81 anos

(Reportagem: Letícia Bogéa com assessoria/ Fotos: Nidin Sanches / Nitro e Leopoldo Silva/ Ag. Senado/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
4 julho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *