Audiência com ministro
Tucanos fecham acordo para Mercadante ir à Câmara
Deputados do PSDB fecharam acordo com parlamentares da base aliada nesta quarta-feira (29) para convidar o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a participar de audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Os governistas se comprometeram a aprovar na próxima semana um requerimento para o petista prestar esclarecimentos. Ele falará sobre temas relacionados à pasta, como o ataque de hackers a sites brasileiros, e as acusações de que ele teria participado do escândalo dos aloprados.
Com o acordo, os tucanos aceitaram retirar da pauta os requerimentos do deputado Vanderlei Macris (SP) que convidavam supostos envolvidos no esquema do dossiê, como a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e Expedito Veloso.
baixe aqui
Segundo os parlamentares, as informações dadas por Mercadante ontem (28) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado não foram suficientes. Macris destacou que a argumentação do ministro foi baseada no fato de ter sido inocentado pela Justiça. Porém, se as declarações de Veloso tivessem sido feitas durante as investigações, a decisão poderia ter sido diferente. “Ele tem que explicar para o país se teve ou não teve participação. O parlamento tem que saber o que ele fez naquela época”, afirmou.
O deputado Delegado Waldir (GO) disse que não há razões para que o ministro não compareça à Casa. “Ele foi no Senado, mas na Câmara não vem. Por que? Aqui ninguém morde nem belisca. Só queremos explicações”, avisou, ao afirmar que a sociedade quer saber a origem dos R$ 1,75 milhão apreendidos pela Polícia Federal com os aloprados. “Veio de algum cofre, de algum lugar, e quem disse que não foi dos cofres do governo federal?”, questionou.
O deputado Vaz de Lima (SP) confia no cumprimento do acordo. “Toda vez que uma autoridade de governo tem sua honra assacada, deve e tem o direito de vir a público se explicar. Queremos dar ao ministro a oportunidade de dar suas explicações”, disse. Antes do acordo, os deputados da base governista haviam rejeitado requerimento de convocação a Mercadante, também assinado por Macris.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta