Gestores Acessíveis, por Mara Gabrilli
O auge de minha luta por acessos ocorreu quando decidi de fato entrar para a vida pública. Além de criar oportunidades para a população com deficiência, passei a trabalhar para incluir ao cotidiano de outros gestores públicos a importância de se aplicar conceitos como o da acessibilidade.
Hoje, com olhos felizes, vejo o quão já avançamos neste sentido, afinal, conseguimos fazer de São Paulo um parâmetro de acessibilidade para outros municípios do Estado e até do Brasil. Por conta disso, muitos governantes passaram a perceber a importância do tema, fazendo surgir a dúvida de como implantar essas políticas na prática.
Pensando nisso, criei a cartilha Acesso Para Todos – Um guia rápido de inclusão social nas cidades brasileiras. O objetivo do material é decorrer de maneira bem simples as formas de se trabalhar as políticas públicas voltadas à população com deficiência. Baseada na Convenção da ONU sobre o tema, a cartilha foi dividida em áreas básicas de interesse público, como Saúde, Educação, Trabalho, Arte, Cultura, Esporte, entre outras.
Com linguagem simples e dicas de fácil compreensão, o guia, que será distribuído para os 645 municípios do Estado de São Paulo, leva a ideia de orientar o Executivo destes lugares sobre como adequar a sua cidade para atender com dignidade todos os cidadãos. O material também está disponível em meu portal www.maragabrilli.com.br.
Costumo dizer que a maior barreira enfrentada pela pessoa com deficiência é o preconceito. Quando conseguimos destruí-lo, derrubamos também as muralhas da ignorância e criamos mais acessos e oportunidades. A cartilha Acesso Para Todos traduz o meu amor por um trabalho que, a cada dia, influencia mais gestores comprometidos com a política do bem. Divido agora com vocês este sonho de uma sociedade mais igual e uma administração mais humana.
(*) Mara Gabrilli, psicóloga e publicitária, é tetraplégica e deputada federal pelo PSDB-SP. Artigo publicado no jornal “O Diário de S. Paulo” em 16/06/11. (Foto: divulgação)
Deixe uma resposta