Regularização e fiscalização
Turismo aprova requerimento de Ruy Carneiro para discutir atendimento aos brasileiros em aeroportos internacionais
A Comissão de Turismo e Desporto aprovou requerimento do deputado Ruy Carneiro (PB) que solicita audiência pública para debater o atendimento prestado a turistas brasileiros, em situação regular, nos aeroportos dos Estados Unidos e da Europa. A discussão terá a participação do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
Pela justificativa do documento, há anos o Brasil aparece no ranking das nações com o maior número de pessoas deportadas desses países. Em média, 15 mil turistas são repatriados a cada ano. O número triplicou na última década. Com frequência, segundo o texto, brasileiros em situação regular são barrados ao chegarem aos aeroportos de outras nações.
O deputado ressaltou que a maior parte é formada por jovens em busca de oportunidades de trabalho e pessoas atraídas por redes internacionais de prostituição. “Infelizmente, o Brasil, juntamente com a Malásia, Rússia e outros países do Leste Europeu, configura-se como um dos principais fornecedores de mão de obra para esse mercado”, lamentou o tucano.
Ruy Carneiro concorda com o cerco à imigração ilegal, mas destaca que as pessoas enquadradas na lei não podem ser afetadas injustamente. “As barreiras nacionalistas impostas por estes países produziram preconceitos e generalizações”, afirma o tucano.
Na opinião do parlamentar, brasileiros são atingidos de maneira injusta por essas “medidas protetivas”, sendo submetidos a situações de desrespeito e humilhação. Segundo ele, existe uma linha diferente entre barrar imigrantes e turistas ou viajantes de negócios.
Em 2009, oito brasileiros foram barrados no aeroporto de Madri, na Espanha, e retornaram ao Brasil. O grupo ficou 12 horas isolado em uma sala. As autoridades espanholas alegaram que ninguém tinha os documentos corretos para entrar no país. Informação contestada pelos viajantes. O engenheiro Samuel Magalhães Andrade, que iria fazer um curso, informou que todos estavam com a documentação em dia.
(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta