Investimento na saúde


Aprovação do SUS em São Paulo é resultado da boa gestão dos governos estaduais, afirmam tucanos

O constante esforço do governo tucano no Estado de São Paulo gerou resultados positivos na saúde pública. A avaliação foi feita nesta sexta-feira (3) pelos deputados Vanderlei Macris (SP) e Antonio Carlos Mendes Thame (SP) a partir da pesquisa que mostra a satisfação da população com o atendimento público do setor.

Os pacientes dos hospitais públicos do Estado deram nota 8,86 ao Sistema Único de Saúde (SUS). É o que aponta a mais recente Pesquisa de Satisfação dos Usuários do SUS, realizada pela Secretaria de Saúde com 204,4 mil pessoas. A média é melhor do que a verificada em 2009: 8,65.

Play
baixe aqui

O levantamento ouviu cidadãos internados em 630 instituições hospitalares que atendem pela rede pública de São Paulo entre julho e dezembro de 2010. Além do serviço de internação, as maternidades também melhoraram na avaliação dos pacientes. A média obtida foi de 7,98, contra 7,79 em 2009.

Na opinião de Macris, os dados revelam que a população reconhece a boa administração do PSDB na região. “O serviço público de SP, principalmente na área da saúde, tem tido o reconhecimento de uma ação equacionada, onde as pessoas mostram claramente que estão satisfeitas”, afirmou.

Para que o resultado seja sempre positivo, segundo o tucano, é preciso investir e fazer uma vigilância permanente no setor, o que vem sendo feito pelo PSDB. “Essa é a aprovação da população em torno de um governo que, ao longo dos últimos 16 anos, tem cuidado não só dessa área, mas também de outros setores”, ressaltou. “A saúde em SP tem tido a felicidade de ter bons governadores e secretários, que implantaram o SUS com qualidade e sempre dentro de um projeto de continuidade. Espero que o governo federal e outros Estados possam seguir o exemplo”, completou.

Mendes Thame, por sua vez, acredita que o resultado é reflexo de uma maciça injeção de recursos da administração estadual no setor. “Espero que outras unidades da federação possam acompanhar o nível de desempenho que vem tendo São Paulo”, apontou. Segundo o parlamentar, o serviço é bom porque há investimento na gestão dos órgãos de saúde. “Houve esforço para diminuir as filas no atendimento das emergências, além de um ótimo desempenho na prevenção”, resumiu.

Serviço de qualidade

→ A pesquisa de satisfação dos usuários do SUS apontou outros marcadores de avaliação da qualidade do serviço. Em relação aos pacientes internados, 92,5% apontaram como ótimo ou bom o atendimento médico realizado, 89% aprovaram o serviço de enfermagem e 86,8% relatam como ótima ou boa a estrutura, a conservação e a limpeza de quartos, enfermarias e UTIs das unidades. Além disso, 85,9% aprovaram a sinalização e localização dos quartos e 89,1% classificaram como ótimo ou bom os horários de visita.

→ Sobre as maternidades, 84,1% das pacientes avaliaram como excelente ou boa a equipe de médicos e enfermeiros e 83,6% aprovaram a estrutura de quartos, enfermarias e UTIs oferecidas pela rede pública de saúde de São Paulo.

→ A edição de 2010 da Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS também avaliou outros serviços, como as farmácias públicas de medicamentos especializados e serviços que realizam procedimentos de alta complexidade, como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, transplantes e cateterismo. Os entrevistados consideraram excelente ou bom os serviços prestados.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 junho, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *