Carga perigosa
Energia nuclear: Tripoli pede informações sobre lixo tóxico na Bahia
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprovou nesta semana requerimento do deputado Ricardo Tripoli (SP) que pede informações ao Ministério de Minas e Energia sobre carregamento contendo urânio, recebido no último dia 17, pelo município de Caetité (BA).
No documento aprovado por unanimidade pelo colegiado, o parlamentar paulista questiona a periculosidade do material, o nível de radioatividade, a quantidade e o tipo de substância transportada.
No texto, Tripoli argumentou que a carga de “lixo tóxico” transportada em carretas causou receio nos moradores do município. “Eles impediram a carga de urânio de entrar na cidade, haja vista que os detalhamentos sobre a carga não haviam sido divulgadas”, ressaltou. O tucano também solicitou detalhes sobre a origem do material, destino final do carregamento e o motivo pelo qual houve a destinação dos resíduos ao município baiano.
Segundo informações do jornal “Folha de S. Paulo”, a carga está desde 17 de maio armazenada no município de Guanambi e permanecerá lacrada até que “sejam satisfeitos todos os requisitos de segurança dos trabalhadores e do ambiente”.
Para ler o requerimento, clique aqui:
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta