Pelo meio ambiente
Projeto de Otavio Leite substitui pilhas e baterias descartáveis por recarregáveis
Projeto de lei do deputado Otavio Leite (RJ) determina a substituição, em prazo de cinco anos, de pilhas e baterias descartáveis usadas em aparelhos eletroeletrônicos, produzidas e comercializadas no Brasil, por produtos similares recarregáveis.
A proposta prevê redução do valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para fabricantes e importadores que anteciparem o cronograma em, pelo menos, 20% ao ano. O texto estabelece ainda a aplicação de penas em caso de descumprimento da norma.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a cidade de São Paulo descarta anualmente 152 milhões de pilhas comuns e 40 milhões do tipo alcalinas.
Há o risco de metais pesados, inflamáveis e elementos químicos nocivos entrarem na cadeia alimentar por meio da irrigação da agricultura ou contaminação do solo. Os danos, segundo o deputado, podem ser irreparáveis à saúde.
Leite acredita que a substituição contribuirá de maneira efetiva para a redução do lixo tóxico emitido pelo Brasil. “A medida não acarretará prejuízos à população e à economia nacional”, avalia o tucano. Segundo ele, já existem produtos “recarregáveis perfeitamente adaptados aos equipamentos utilizados na vida moderna”.
O deputado destacou ainda que as empresas que produzirem o novo material – que, geralmente, tem custo maior de fabricação em relação aos produtos convencionais – terão incentivo e desconto de tributos.
(Reportagem: Laize Andrade / Foto: Paula Sholl)
Deixe uma resposta