Benefício para estudantes


Jorginho Mello defende bolsas de estudo para formação profissional técnica de jovens

Com o objetivo de expandir políticas e programas para a formação profissional de jovens, o deputado Jorginho Mello (SC) apresentou projeto de lei que estabelece benefícios aos estudantes. Ele propõe que o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) custeie bolsas de estudo para pessoas entre 15 e 29 anos, um estímulo ao desenvolvimento profissional técnico de nível médio em instituições dos serviços nacionais de aprendizagem.

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançado em 2010 detectou taxa de analfabetismo de 3,4% para a população de 20 a 29 anos e de 2% entre aqueles de 15 a 19 anos. Entretanto, dados de 2007 mostram que 14,7% da população entre 15 e 29 anos não estuda nem participa do mercado de trabalho. “Para esses, será determinante a adoção de um conjunto de políticas públicas mais adequadas às suas expectativas e necessidades”, declarou Mello.

Segundo o tucano, a formação proposta por instituições de aprendizagem insere o cidadão no mercado. “Essa formação, oferecida por instituições de reconhecido padrão de qualidade, é capaz de melhorar a empregabilidade desse jovem, facilitando a obtenção do primeiro emprego. É capaz ainda de ampliar suas chances de permanecer no mercado, prevenindo o desemprego, na medida em que ele terá um padrão de formação mais elevado, capaz de desenvolver as habilidades e competências necessárias ao trabalhador deste século”, afirmou o deputado.

Jorginho Mello ressaltou ainda que a expansão da educação é fruto de reivindicação feita pela sociedade, além de constar entre as metas do Plano Nacional de Educação 2011-2020. “Vamos oferecer a chance de um futuro mais produtivo aos jovens brasileiros e também ajudar a qualificar o trabalhador que vai sustentar o desenvolvimento econômico do país nas próximas décadas”, destacou o tucano.

(Reportagem: Laize de Andrade/Foto: Paula Sholl)

Compartilhe:
12 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *