Bagagens retidas


Imigrantes brasileiros sofrem com retenção de objetos nas alfândegas

Em audiência pública nesta quarta-feira (11), o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Carlos Alberto Leréia (GO), alertou para as dificuldades na liberação de objetos enviados por brasileiros residentes no exterior. O tucano cobrou uma ação rápida do governo federal para proteger os imigrantes.

O parlamentar lamentou o fato de muitos brasileiros saírem do país para trabalhar e, quando retornam ao Brasil, não têm as bagagens liberadas pela alfândega. Também há casos de imigrantes que mandam bens pessoais e presentes para familiares no país, mas o material fica retido. “Isso mostra a vulnerabilidade desses brasileiros”, ressaltou.

O assessor de gabinete da Secretaria da Receita Federal, Ronaldo Lázaro Medina, participou da audiência e informou que existe uma falha de transportadoras  internacionais que, muitas vezes, usam clientes para o tráfico de mercadorias. Leréia lamentou a situação e alertou para que imigrantes se protejam contra golpes de empresas.

“É preciso ter políticas públicas para proteger esses cidadãos, que na maioria são simples e vão tentar a vida fora. Eles foram trabalhar e adquirir bens e depois ficam na mão de empresas de fachada que os usam para fazer contrabando. Isso não pode mais acontecer. Não podemos aceitar que essas pessoas fiquem na mão de contrabandistas”, reprovou Leréia.

O deputado disse ainda que, antigamente, brasileiros saíam do Brasil porque tinham condições de morar fora. Hoje, muitos se mudam com poucos recursos para tentar uma nova vida. Ele espera que a questão seja resolvida com ações de autoridades de outros países e com o apoio governamental do Brasil. O auditor fiscal da Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos (SP), Antonio Russo Filho, também esteve no debate.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
11 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *