Redução de custos


Senadora Lúcia Vânia defende aprovação de agrotóxico genérico

A senadora Lúcia Vânia (GO) defendeu nesta terça-feira (10) a aprovação do PLS 190/2010, que inclui na Lei dos Agrotóxicos (Lei 7.802/89) o conceito de agrotóxico genérico e estabelece regras para o registro dos produtos. “Acredito que teremos o mesmo resultado que tivemos em relação à criação de medicamentos genéricos para humanos quando, após sua implantação, houve redução considerável nos valores, chegando a 50% em alguns casos”, afirmou.

A parlamentar goiana acrescentou que a adoção de defensivos agrícolas genéricos incentivará a concorrência entre os fabricantes e, certamente, resultará em redução dos preços. “Tal redução trará maior competitividade para a agropecuária brasileira, além de benefícios para toda a população, pois a diminuição dos custos poderá ser repassada para o preço dos alimentos.”

Lúcia Vânia ressaltou que outro efeito importante da medida será o incentivo à indústria nacional de defensivos agrícolas. “A implementação dos genéricos propiciará às empresas nacionais melhores condições para competir com as grandes multinacionais do setor”, completou.

De autoria do então senador Heráclito Fortes (DEM-PI), o projeto será votado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na próxima quinta-feira (12) em caráter terminativo, ou seja, aquele que dispensa votação em plenário. O relator, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), destacou que um genérico utiliza a fórmula de outro produto já existente e registrado, sendo este último produto de referência para o primeiro.

(Da assessoria de imprensa da senadora/Foto: Cadu Gomes)

Compartilhe:
10 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *