Exemplo de gestão


Governo federal deveria replicar modelo administrativo adotado pelo PSDB nos Estados, afirma Kaefer

A elevada carga tributária no plano nacional fez o governo do Paraná reduzir o tributo sobre energia para evitar a perda de investimento da indústria. Na opinião do deputado Alfredo Kaefer (PR), a decisão é outro exemplo da boa administração tucana, que deveria ser copiada pelo governo federal. O programa “Paraná Competitivo” permite às empresas usarem seus créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para quitar as contas de energia até o limite de R$ 1 milhão por mês.

O governador Beto Richa (PR) autorizou as unidades brasileiras de duas multinacionais a produzirem papel imprensa no Paraná e utilizarem os créditos do imposto para pagar pela energia consumida. O acordo prevê que as empresas terão 40% de desconto no mesmo tributo que incide sobre a tarifa de consumo de energia elétrica.

Segundo Kaefer, o governo paranaense mostra a qualidade e a competência, características das administrações do PSDB, ao estimular as empresas a continuarem investindo no Estado, gerando emprego e renda, em especial nesse período de alta dos preços. “Vai fazer com que as empresas continuem enraizadas no nosso Estado. Façam seus programas de ampliação e de desenvolvimento gerando mais empregos, bem como também terá a possibilidade de atrair novos empreendimentos vindos de outros lugares”, afirmou o tucano.

Na avaliação do parlamentar, a replicação do modelo na esfera federal, somada a outras providências qualitativas na área administrativa adotadas no governo Fernando Henrique Cardoso, faria com que o Brasil “avançasse muito mais”.

O tucano disse ainda que o Brasil poderia competir em igualdade com os países emergentes, como a China. Sobre a administração de governadores do PSDB, Kaefer cita o exemplo de São Paulo. O Estado é governado por tucanos há 16 anos e reduziu os índices de criminalidade, desenvolvendo a região e melhorando a educação.

Crescimento

Com o incentivo oferecido pelo governo do Paraná, as duas fábricas de papel Norske Skog Pisa e Stora Enso instaladas nos municípios de Jaguariaíva e Arapoti, que ameaçam fechar as portas por causa do alto custo de energia elétrica, continuarão gerando pelo menos cinco mil empregos diretos e indiretos no estado.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Agência Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
6 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *