Intervenção urgente


Turismo aprova requerimento de Otavio Leite que solicita visita técnica ao Galeão

A Comissão de Turismo da Câmara aprovou requerimento do deputado Otavio Leite (RJ) que solicita visita técnica ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, localizado no Rio de Janeiro. Em outra proposição, ainda não aprovada, o tucano pede esclarecimentos sobre os recursos destinados à reforma do aeroporto, prevista no cronograma de Orçamento Geral da União (OGU) para 2011. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O projeto prevê a adequação e revitalização de dois terminais de passageiros, a recuperação das pistas de pouso e decolagem e a renovação do terminal de cargas. O tucano exige o detalhamento das respostas em planilhas de cronograma físico-financeiro, com a descrição de cada setor a ser reformado. Segundo ele, o setor aéreo brasileiro vive um “importante e delicado momento”.

Ao justificar o requerimento aprovado, Leite aponta que o Galeão tem necessidade “de uma intervenção urgente para atender à crescente demanda, e em especial para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016”. “O número de voos, aeronaves e passageiros que passa pelos aeroportos brasileiros aumenta a cada dia”, acrescentou.

Recente estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) considera precária a situação dos aeroportos brasileiros. Nesse cenário de preocupação, a presidente Dilma Rousseff abandonou o discurso contra a privatização e anunciou que concederá à iniciativa privada os principais terminais do país.

Na opinião do tucano, os principais aeroportos do Brasil operam no limite. “Com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, os investimentos no setor aéreo serão altos e emergenciais”, destacou o parlamentar.

(Reportagem: Laize de Andrade / Foto: Agência Câmara)

Compartilhe:
5 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *