Caos nos SUS


Senadores cobram do ministro da Saúde melhor qualidade do setor

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou de audiência, nessa quarta-feira (3), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), e foi cobrado pelos senadores tucanos Marisa Serrano (MS), Lúcia Vânia (GO) e Cícero Lucena (PB) sobre medidas para melhorar a área.

Marisa Serrano disse que o “caos” na saúde está instalado, sendo necessário definir um rumo para resolver os problemas, especialmente para atendimento dos mais pobres, que dependem dos postos de saúde. A senadora citou pesquisa mostrando que 71% da população classifica o sistema de saúde  como ruim ou regular. Ela acredita que é preciso promover uma ampla mudança no Sistema Único de Saúde. “Se o SUS não está funcionando, é necessário dar um choque para acabar com o caos. Vemos pelo país inteiro macas nos corredores dos hospitais, postos de saúde que não atendem e falta de médicos, então é preciso dar uma resposta. Ações pontuais não vão modificar o caos que o país vive atualmente na área da saúde”.

O senador Cícero Lucena destacou os problemas no setor no Estado da Paraíba. Um caos que, segundo ele, “está virando caso de polícia”. O parlamentar também cobrou medidas mais eficazes do governo. “Tudo que tem sido feito não está sendo capaz de resolver o problema, precisamos da contribuição de todos os agentes públicos, até mesmo por uma questão de respeito ao ser humano.”

Cícero entregou ao ministro Padilha uma reportagem sobre o estado crítico da saúde na Paraíba, especificamente em João Pessoa. “Precisamos pensar com urgência o que fazer para reverter esse quadro da saúde caótica em todo o país. Não dá para continuar do jeito que está”, disse

Lúcia Vânia falou da importância da PEC da Lei de Responsabilidade Social, da qual é autora, como forma de obter resultados concretos na área social: “A lei vem para fazer um marco na gestão pública, como foi a Lei de Responsabilidade Fiscal, conquistada pelo PSDB. A de Responsabilidade Social estabelece um índice nacional de desenvolvimento, índices regionais com parâmetros para os municípios e a coordenação entre orçamentos. Temos que lutar muito por essa lei, para que possamos ter resultados na área social, inclusive na área da saúde, que tem tantos problemas.”

Lúcia Vânia também afirmou que o Partido dos Trabalhadores não é um bom gestor. “Gestão não é o forte do PT. Infelizmente eles têm o diagnóstico, têm os dados, mas a gestão é precária. Outro ponto é a corrupção: essa é uma chaga que distorce os resultados e que traz todo esse caos que vemos nos hospitais, enfim, essa corrupção que precisa ser combatida com muito rigor.”

(Da assessoria da Liderança do PSDB no Senado/Fotos: Cadu Gomes)

Compartilhe:
5 maio, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *