Gol de mão do Planalto
MP da Copa é um novo “mensalão” do PT contra os cofres públicos, diz César Colnago
Autor do slogan “Copa sim. Corrupção não!”, o deputado César Colnago (ES) disse nesta quarta-feira (4) que o governo Dilma quer fazer “um gol de mão” ao impor ao Congresso a aprovação da medida provisória que institui a flexibilização das regras de licitações para obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
“É a MP do Maradona”, batizou o parlamentar tucano, para quem a proposta, originalmente apresentada como um “contrabando” da MP que amplia o valor da bolsa de médico-residente, é uma “porta escancarada para a corrupção, favorecimentos ilícitos e desperdício do dinheiro público”. Com base em análise técnica da assessoria da bancada federal do PSDB, o parlamentar considerou a MP 521/2010 “um novo mensalão” aplicado pelo PT contra os cofres públicos.
“A verdade é que estamos assistindo ao retorno do mensalão. Da denúncia apresentada contra José Dirceu, José Genoíno, o notório Delúbio Soares e outros pelo Procurador-Geral da República, observa-se cinco incríveis coincidências e semelhanças. Dentre as irregularidades constatadas pela PGR, destaca-se: ausência de audiência pública; elaboração inadequada de briefing; subjetivismo no julgamento da proposta técnica; contratos com objetos múltiplos; compra e pagamento antecipado de mídia.”
E compara: “Ora, por meio deste regime diferenciado de contratação pública para as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas teremos, mais uma vez, processos licitatórios realizados pelo PT em que haverá ausência de audiência pública, inadequada elaboração do projeto básico (briefing), subjetivismo no julgamento da proposta técnica por falta de detalhamento e contratos com objetos múltiplos. Ou seja, o procedimento do mensalão”.
“A oposição é totalmente favorável à realização da Copa do Mundo no Brasil e torceremos pela nossa seleção para que o vexame da última Copa na África não seja repetido. Mas é inadmissível que o país se torne um campeão em corrupção e da gastança irresponsável patrocinado pelo governo. Queremos que o Brasil faça um gol de placa de Pelé contra a inflação e a favor da educação, da saúde, da infraestrutura, da segurança e não esse gol contra de rasgarem a Lei das Licitações”, afirmou. Assim como os demais deputados tucanos, Colnago também está usando um adesivo com a frase: “Copa sim. Corrupção não.”
(Da assessoria do deputado/ Foto: Beto Oliveira – Ag. Câmara)
Deixe uma resposta