Prevenção
Plano de trabalho apresentado por Macris discute diretrizes sobre perigos do alcoolismo
A Comissão Especial que trata do consumo de bebidas alcoólicas aprovou nesta terça-feira (3) o roteiro de trabalho apresentado pelo deputado Vanderlei Macris (SP), relator do grupo. Sob a orientação do tucano, o colegiado pretende realizar audiências públicas para tratar de temas como as causas do aumento do consumo do álcool, tratamento, prevenção, comercialização, propaganda e a violência gerada pelo excesso do consumo. De acordo com o tucano, é um roteiro simples, mas que abrange de maneira ampla os problemas relacionados ao tema da comissão.
Macris destacou a necessidade de debater as consequências da ingestão de bebida alcóolica no trânsito e na questão da violência, sobretudo contra a mulher. Por sugestão de integrantes da comissão, serão realizadas reuniões com especialistas e autoridades. O deputado Vaz de Lima (SP) e a deputada Alice Correia (PP-SP) sugeriram que cada parlamentar do colegiado realize discussões em seu estado e elabore relatórios para contribuir com os trabalhos da comissão especial.
Os parlamentares também realizarão encontros regionais, em estados a serem definidos, em cada uma das cinco regiões brasileiras. A princípio, Macris propôs alguns nomes a serem convidados pelo grupo para participar das discussões na Câmara, entre eles, o do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário de saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri. Representantes de entidades como a Alcoólicos Anônimos (AA) e as Santas Casas também devem participar dos debates.
Macris destacou ainda que uma das atuações mais contundentes do grupo parlamentar será no sentido de acabar com a impunidade para quem vende bebida alcoólica para menores de idade, o que é proibido por lei. “Hoje temos uma abertura para a venda e comercialização de bebidas para menores nunca vista em lugar algum do mundo. É um fato que precisa ser debatido e esclarecido e nós vamos fazê-lo. Temos que jogar duro contra isso, pois em qualquer comércio do país vemos crianças comprando a bebida sem nenhuma restrição ou punição a quem vende. Vamos atuar fortemente para acabar com essa permissividade”, afirmou o deputado.
Luta contra o álcool
→ A comissão especial também elegeu hoje os seus vice-presidentes: deputado Jesus Rodrigues (PT-PI), Mandetta (DEM-MS) e Aline Correia (PP-SP), que assumem respectivamente os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidentes.
→ De acordo com o roteiro básico da comissão, as reuniões devem ocorrer sempre às terças-feiras, às 14h30.
baixe aqui(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta