Investigação de denúncias
Fernando Francischini é eleito presidente da subcomissão sobre o crime organizado
O vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, deputado Fernando Francischini (PR), foi eleito por unanimidade presidente da subcomissão permanente para a investigação de denúncias e acompanhamento de operações policiais envolvendo crime organizado, tráfico de drogas e armas, contrabando, fronteiras, pirataria, corrupção, lavagem de dinheiro, violência rural e urbana e situações conexas.
O colegiado também elegeu os presidentes das subcomissões de políticas, orçamento e financiamento da segurança pública, do sistema de segurança pública, órgãos institucionais, carreiras e programas de valorização dos policiais e a de controle de armas e munições. Fernando Francischini destaca que a população brasileira poderá denunciar o crime organizado por meio das subcomissões ou pelos deputados.
Segundo o tucano, o trabalho das subcomissões servirá para descentralizar as atividades da Comissão de Segurança Pública. “Ela visa analisar, fazer a primeira análise de denúncias importantes que envolvem o crime organizado, operações policiais que não foram adiante pela influência de pessoas importantes na sociedade envolvidas em lavagem de dinheiro, evasão de divisas, desvio de dinheiro público. E essa subcomissão vai com certeza cobrar ações da Polícia Federal, do Ministério Público, acompanhar decisões judiciais. Então é um passo importante no combate à impunidade e à violência”, argumentou.
Francischini informa que é a primeira vez na história da Câmara que se instala uma subcomissão com previsão regimental nas atribuições da Comissão de Segurança Pública. O deputado Carlos Sampaio (SP) também integra a subcomissão de combate ao crime organizado. A subcomissão permanente para tratar do sistema de segurança pública, orgãos institucionais, carreiras e programas de valorização dos policiais foi proposta pelo deputado João Campos (GO).
baixe aqui(Reportagem: Artur Filho/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta