Benefício para motoristas
Bruna Furlan defende desconto de 10% do IPI na compra de automóveis para bons condutores
Projeto de lei apresentado pela deputada Bruna Furlan (SP) estabelece desconto de 10% no valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis. O benefício seria válido para os inscritos no Cadastro Nacional Positivo de Condutores de Veículos Automotores, onde serão mantidos dados de motoristas que não cometeram infração nos últimos 36 meses. A proposta tem por objetivo contemplar condutores que respeitam o trânsito e serve como instrumento para estimular uma atitude mais responsável.
De acordo com a justificativa do projeto, quase 100 pessoas morrem e mais de 1 mil ficam feridas em acidentes de trânsito diariamente no Brasil. O valor representa mais de 35 mil mortos e 400 mil feridos por ano. Além dos problemas físicos e emocionais resultantes desses acidentes, os custos passam de R$ 30 bilhões por ano, como afirma o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Para a deputada, “os ganhos decorrentes da proposta devem ser observados com a redução do número de acidentes de trânsito e custos da mobilização do poder público para atender as vítimas. Essa diminuição pode compensar a renúncia de receita decorrente do desconto do IPI apresentado.”
(Reportagem: Laize de Andrade/Foto: Divulgação)
Deixe uma resposta