Fraude eleitoral
Para Jutahy, incapacidade gerencial do governo provoca desabastecimento de etanol e gasolina
O deputado Jutahy Junior (BA) afirma que a incapacidade gerencial do governo federal provoca desabastecimento de etanol e gasolina em diversas cidades brasileiras e penaliza o contribuinte, que paga um dos mais altos custos no preço dos combustíveis no mundo. Na opinião do tucano, a escassez do produto desmente o discurso petista da autossuficiência em petróleo, propalado pela presidente Dilma Rousseff na campanha eleitoral.
“Fica evidente a incapacidade do governo em aumentar a produção de gasolina e de etanol em 2011 e, possivelmente, no ano que vem, não restando alternativa ao país, autossuficiente em petróleo e dono de uma das maiores províncias petrolíferas do planeta, a não ser, ironicamente, importar gasolina e etanol anidro”, condenou o tucano, em discurso no plenário da Câmara.
De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), o desabastecimento de combustível levou inúmeras usinas a anteciparem as atividades para a safra 2011/2012 de cana-de-açúcar, numa tentativa de combater a falta de combustível. A Unica reúne 330 usinas do Centro-Sul, responsáveis pela produção de 60% do etanol consumido no Brasil.
A alta demanda pela gasolina levou a Petrobras a importar gasolina e as usinas a importarem anidro. A situação elevou preços dos combustíveis. Exatamente por esse motivo, a produção de etanol neste início de safra vai priorizar o etanol anidro, que é misturado à gasolina.
Ao considerar o discurso de independência de petróleo uma “fraude”, Jutahy afirmou que a população brasileira foi vítima da propaganda enganosa do Planalto. “Essa autossuficiência é mera peça de propaganda e não a realidade da nossa balança comercial. É a chamada fraude clássica, aquela em que o manipulador da informação sabe que ela será facilmente absorvida.”
O parlamentar destaca que o Brasil importa um quinto do óleo que vai para as refinarias. “Produzimos cerca de 2,1 milhões de barris por dia, exatamente o consumo diário do país”, alertou. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) aponta que o país gastou mais de US$ 26 bilhões com a compra no exterior de petróleo, derivados e gás natural em 2010. Para ele, as importações oneram a balança comercial e confirmam a ausência de uma política de combustíveis no país. “As importações cresceram de forma descontrolada”, declarou.
US$ 26 bilhões
Esse foi o valor gasto pelo governo brasileiro na importação de combustíveis, o que contraria o discurso de autossuficiência do PT.
Leia também:
Autossuficiência do Brasil em petróleo é propaganda enganosa do PT, alerta Jutahy Junior
baixe aqui(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda/Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta