Mudança de discurso


Aeroportos: PT priorizou interesses eleitorais em detrimento do desenvolvimento, afirmam tucanos

Os deputados Rui Palmeira (AL) e Carlos Alberto Leréia (GO) afirmaram que a proposta de concessão dos aeroportos brasileiros à iniciativa privada chega com atraso. Na avaliação dos tucanos, o PT priorizou os interesses eleitorais em detrimento do desenvolvimento do país. Os parlamentares acrescentam que a presidente Dilma Rousseff, temendo um vexame nacional do Brasil, deixou de lado as bravatas políticas e comprou a proposta do ex-governador de São Paulo José Serra.

Após anos em defesa de um discurso raivoso contra as privatizações, o governo petista voltou atrás e reconheceu a necessidade da parceria do Estado com as empresas privadas. Apesar de ser uma iniciativa tardia, os parlamentares consideram uma evolução a sinalização da presidente em privatizar os terminais das cidades-sede da Copa. O discurso reforça que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estava certo ao promover a privatização das telecomunicações.

“O discurso (contra a privatização) não passa de demagogia, de hipocrisia eleitoreira. Ele agora vai cair por terra. Há uma necessidade urgente. O PT deixou de lado seus dogmas mais ultrapassados e jurássicos porque há uma demanda geral da população, uma necessidade extrema. O país está às portas de uma Copa do Mundo, um dos maiores eventos do planeta, e nossos aeroportos não saíram do lugar”, pontuou Rui Palmeira.

Na quarta-feira (27), o deputado protocolou na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara um requerimento para realização de audiência pública. O objetivo é oferecer ao governo a possibilidade de detalhar o modelo de concessão a ser usado. O documento convida o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci; o presidente da Infraero, Gustavo do Vale; o presidente interino da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Eduardo Pelegrino; e o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira.

Na opinião de Leréia, apesar das incoerências do PT, Dilma avança ao sinalizar que pode privatizar os aeroportos para atender a demanda e a necessidade. “É uma evolução que ela tenha admitido que o melhor caminho para melhorar a infraestrutura do Brasil é através da participação da iniciativa privada. Porque os aeroportos vivem um verdadeiro caos. Precisamos de agilidade”, afirmou o deputado.

Ele ressalta que a população precisa levar em consideração a posição da presidente durante a campanha eleitoral, o que revela o discurso incoerente. “Há meses a própria presidente fez críticas veementes contra a privatização e hoje o seu governo abraça essa questão”, disse. Leréia recorda que o ex-presidente Lula, crítico ferrenho da privatização das telefonias, hoje dá palestras recebendo pagamento de companhias telefônicas.

Necessidade de mudança urgente

→ O próprio Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), órgão do governo, avalia que mesmo com a concessão dos aeroportos à iniciativa privada, as obras planejadas pelo governo do PT não conseguirão atender à demanda nem da Copa nem das Olimpíadas de 2016. Nove dos 13 aeroportos das cidades-sede não ficarão prontos até o mundial.

→ Até o fim de 2010, apenas 5,47% dos recursos do orçamento para investimentos em aeroportos tinham sido contratados e somente 2,15% foram executados. Por outro lado, entre 2003 e 2010, o movimento nos aeroportos brasileiros aumentou de 71 milhões de passageiros por ano para 154 milhões, crescimento de 117%.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Artur Filho / Foto: Eduardo Lacerda / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
28 abril, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *