Necessária intervenção
Macris é escolhido relator da comissão de combate ao alcoolismo
O deputado Vanderlei Macris (SP) foi escolhido relator da Comissão Especial das Bebidas Alcoólicas, instalada na quarta-feira (27). Autor da proposta de criação do grupo, Macris afirma que as consequências do excesso do consumo de álcool tornam necessária a intervenção do Congresso, com a proposição de políticas de combate ao alcoolismo.
“O Congresso Nacional não pode ficar à margem desse debate. Ainda que seja com uma comissão como a instalada, precisamos dar a nossa contribuição ao país”, afirmou o tucano, que inicialmente havia sugerido uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar do alcoolismo.
O colegiado será formado por 25 deputados titulares e 25 suplentes e deve analisar as razões para o aumento do consumo de bebida nos últimos cinco anos no Brasil.
Na opinião de Macris, as estatísticas atuais são “estarrecedoras e causam temor quanto à possibilidade de o país entrar em um processo epidêmico no excesso do consumo de álcool”. Os trabalhos da comissão servirão, segundo ele, para orientar a criação de um banco de dados capaz de estabelecer uma política pública séria em relação à questão.
O enfrentamento da ingestão de bebidas alcóolicas por menores de idade, inclusive por crianças inspiradas em familiares, é um dos pontos que o parlamentar considera crucial. A seu ver, o consumo precoce será o responsável por uma sociedade com um número ainda maior de alcoólatras. Os efeitos, acrescenta, serão devastadores, como o aumento da violência e de problemas de saúde pública.
Delegado de Polícia Federal e ex-secretário Antidrogas de Curitiba, o deputado Fernando Francischini (PR) ressaltou que o grande enfrentamento do consumo de drogas não ocorre necessariamente por meio do combate às substâncias ilícitas, mas às legalizadas, como o álcool. Segundo ele, as drogas lícitas são, para muitos usuários, a porta de entrada para outras.
“Essa comissão tem um papel ímpar para a sociedade que é discutir o alcoolismo entre os jovens e qual o nosso formato de prevenção”, afirmou o deputado. Ele recorda que o Plano Nacional de Educação (PNE), em discussão no Congresso, precisa pensar numa forma de prevenção ao consumo da bebida nas escolas.
Tucano é aclamado
→ Por consenso, o deputado Vanderlei Macris foi escolhido para ser o relator da Comissão Especial das Bebidas Alcoólicas. O deputado Geraldo Rezende (PMDB-MS) presidirá os trabalhos. Ainda não houve eleição dos vice-presidentes.
baixe aqui(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta