Descaso na aviação
Companhias aéreas desrespeitam o consumidor e o Congresso, afirma Sampaio
O deputado Carlos Sampaio (SP) considerou um desrespeito a ausência de representantes das principais companhias aéreas brasileiras no debate que seria promovido hoje (27) pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara sobre a infraestrutura aeroportuária e procedimentos ilegais adotados pelas empresas. Gol, Tam e Azul deveriam ter participado da discussão, mas não compareceram e causaram desconforto entre os parlamentares. Eles agora pensam em convocar os ministros responsáveis pelo setor para tratar do descaso com os usuários do transporte aéreo.
“É um desrespeito não só com os consumidores, mas também com o Congresso Nacional. O que eles fizeram foi uma afronta, pois eles não iam esclarecer os problemas que as pessoas enfrentam simplesmente para um grupo de deputados, mas sim para o Brasil”, criticou Sampaio. Para ele, a ausência das companhias no debate foi uma demonstração clara do temor que elas têm em responder questionamentos sobre suas atividades.
Um dos principais motivos da reunião era ouvir explicações das empresas sobre a “taxa de conforto”, que tem sido cobrada nos voos. A cobrança se refere a serviços que antes eram gratuitos, como espaço extra entre as poltronas, serviço de bordo e marcação antecipada de assentos, mas agora são acrescidos ao valor da passagem.
Carlos Sampaio afirmou que tal cobrança é vergonhosa e afirmou que a comissão deve continuar a buscar respostas e sanar os problemas enfrentados pelos usuários. O deputado defendeu a convocação do ministro da recém-criada Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e de qualquer outro ministro que tenha responsabilidade sobre o setor aéreo.
Assim como Sampaio, outros parlamentares sugeriram a convocação ao presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (PV-SP), que marcou reunião para amanhã (28) para decidir o assunto. A ideia dos parlamentares é convocar ministros e convidar novamente as companhias aéreas. “Caso não compareçam, as empresas estarão desrespeitando também o poder Executivo”, adiantou Sampaio.
O tucano também aderiu ao movimento iniciado pelo deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as companhias aéreas. O peemedebista recolhe assinaturas para a criação da CPI. De acordo com Sampaio, essa é uma proposta oportuna, pois “existem muitas coisas a serem investigadas na postura das empresas”.
A Comissão de Defesa do Consumidor acabou realizando apenas uma discussão com representantes da Infraero e da Anac sobre a situação do Aeroporto Internacional de São Luís (MA). O terminal foi interdiatado há cerca de um mês para recuperação de um telhado. Os problemas no aeroporto são inúmeros, como enumerou reportagem do portal “IG”.
baixe aqui(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Paula Sholl/ Áudio: Elyvio Blower)
Deixe uma resposta