Papel central


Marcus Pestana destaca medidas que o PSDB tomará para continuar forte como oposição

Em pronunciamento nesta terça-feira (26), o deputado Marcus Pestana (MG) destacou o forte papel da oposição nos governos dos estados comandados por tucanos. Segundo o parlamentar, a eleição de oitos governadores do PSDB representou uma das mais expressivas vitórias e avanços obtidos pelos tucanos nas últimas eleições. O deputado destacou as medidas que o partido tomará para continuar seguindo firme como oposição.

Conforme lembrou o tucano, o PSDB é o partido com o maior número de governadores, é responsável por governar 64,5 milhões de brasileiros e gerir 50% do PIB nacional. “Maior partido da oposição, o PSDB busca revitalizar suas estruturas e estratégias, construindo um estilo de atuação oposicionista coerente com sua história e perfil, baseado na coerência e na consistência programática”, ressaltou.

Os oito governadores do PSDB reuniram-se no início do mês em Belo Horizonte. No encontro, Geraldo Alckmin disse que  fazer oposição é tão patriótico quanto governar. É por entender o papel central que o PSDB tem na atualidade que os oito governadores decidiram criar um fórum nacional permanente. Para Pestana, os governadores Anastasia (MG), Alckmin (SP), Marconi Perillo (GO), Anchieta Júnior (RR), Simão Jatene (PA), Teotônio Vilela (AL), Beto Richa (PR) e Siqueira Campos (TO) formam um coletivo extremamente experiente e preparado.

Os governadores eleitos resolveram erguer esse fórum para dar rumo ao partido. A ideia, segundo o deputado, é que a ferramenta resulte em permanente intercâmbio de experiência, chegando a trabalhar a proposta de marcas nacionais e de políticas públicas que traduzam o jeito tucano de governar. “É por entender o papel central que o PSDB tem na atual quadra histórica que nossos oito governadores decidiram erguer esse fórum. A força da democracia requer uma oposição forte, firme e qualificada”, comentou.

O tucano afirmou que o fórum será um mecanismo de unificação política em torno de temas de interesse comum como, por exemplo, as reformas tributária e fiscal e o redesenho do pacto federativo. Também se converterá em bússola a sinalizar diretrizes para as ações do partido como um todo.

A proposta mais importante aprovada no encontro, segundo o tucano, foi a criação de um Conselho Político Nacional para orientar e assessorar o comando partidário, contando com 14 membros. O conselho será formado pelo presidente do PSDB, os oito governadores, Fernando Henrique Cardoso, Aécio Neves, José Serra, um representante dos deputados federais e o Presidente do Instituto Teotônio Vilela. O governador Anchieta Júnior lançou a ideia de o Conselho ser presidido pelo ex-presidente Fernando Henrique, por sua vasta experiência e autoridade política. “O encontro será um marco na história do PSDB”, afirmou.

“O PSDB, através de seus governadores e de sua bancada, procura desempenhar seu papel e contribuir com a democracia no Brasil e a construção do país de nossos sonhos, dentro do jogo dialético, da democracia e da alternância de poder. Um governo depende, no quadro democrático, para o seu êxito, de uma boa oposição. Uma boa e firme oposição é boa para o país, para a sociedade e para o próprio governo”, concluiu Marcus Pestana.

Play
baixe aqui

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Paula Sholl / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 abril, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *