Contraste na segurança pública


Tucanos: enquanto São Paulo dá exemplo de combate ao crime, a violência explode na Bahia

Parlamentares do PSDB destacaram da tribuna da Câmara os bons resultados obtidos pelo Governo de São Paulo no combate ao crime e chamaram a atenção para a realidade bem diferente vivida pela população baiana. Enquanto o estado gerenciado pelo PSDB conseguiu uma redução inédita no número de assassinatos, a Bahia está assustada com a quantidade de mortes, como lembrou o deputado Antonio Imbassahy (BA). Da tribuna, o tucano alertou para a situação enfrentada, em especial, pela população de Valença, a 130 quilômetros de Salvador. E cobrou providências do governador Jaques Wagner, do PT, para trazer de volta a tranquilidade aos moradores.

Na paradisíaca cidade de 88 mil habitantes, entre 2007 e 2010 o crescimento do número de homicídios chegou a 600%. “Valença está entre os três primeiros municípios do interior da Bahia com o maior índice de violência em todo o estado. Os crimes se repetem na cidade, nas zonas urbana e rural”, alertou Imbassahy. A situação é tão crítica que a população local fará uma manifestação no próximo dia 27 de abril para chamar a atenção do Governo do estado e cobrar políticas efetivas de combate ao crime.

Play
baixe aqui

“Quero me associar à população de Valença, que se encontra assustada pela escalada da violência, tendo em vista que só neste ano foram registrados 25 homicídios, uma coisa inacreditável e impensável para aquela cidade”, reforçou o tucano. Para ele, a área da segurança pública na Bahia tem dado uma demonstração de incompetência. “O crescimento da violência no estado é de a cada quatro dias um assassinato, sobretudo na região metropolitana de Salvador”, lamentou.

Por outro lado, tanto Imbassahy quanto o deputado Vanderlei Macris (SP) destacaram os resultados em São Paulo, fruto de políticas adotadas pelos sucessivos governos do PSDB. No primeiro trimestre deste ano, o estado alcançou índices considerados abaixo do que é considerado epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Graças a este trabalho em sequência, foram poupadas 40 mil vidas nos últimos anos.

“Com quase 16 anos de gestão tucana à frente do Governo de São Paulo, as taxas de criminalidade despencaram, possibilitando mais segurança, tranquilidade e qualidade de vida”, afirmou Macris. De acordo com o tucano, mais do que obrigação, a segurança é prioridade e motivo de orgulho para a administração do PSDB. Em seu pronunciamento, o deputado destacou os investimentos no setor, que chegam a R$ 12 bilhões ao ano, e as estratégias usadas pelo governo no combate ao crime, como os equipamentos modernos de comunicação e de policiamento usados no dia a dia. Macris também criticou o desempenho dos governos Lula e Dilma no combate ao crime e o recebte corte no orçamento da Polícia Federal, provocando redução do contingente nas fronteiras brasileiras, porta de entrada para armas e drogas.

(Reportagem: Marcos Côrtes/Fotos: Ag. Câmara/Áudio: Elyvio Blower)

Leia também:

Estado de São Paulo é modelo no combate à criminalidade, avaliam deputados

Compartilhe:
19 abril, 2011 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *