Brincando com fogo
“Governo está leniente com a inflação”, diz líder do PSDB na Câmara
A elevação da expectativa de inflação de 6,02% para 6,26% divulgada nesta segunda-feira pelo boletim Focus é mais um indício de que o governo está leniente no controle da inflação e subestima os efeitos que isso poderá ter sobre a estabilidade da economia.
“A estabilidade da economia é o pilar de todo o crescimento registrado nos últimos governos e também da distribuição de renda. Não dá para brincar com a inflação, anunciando medidas como tentativa e erro”, disse Nogueira.
De acordo com o líder, a expectativa de uma inflação maior demonstra que as medidas anunciadas até agora não surtiram efeito e que, ao elevar o IOF, o governo se mostra mais preocupado em aumentar a arrecadação do que propriamente conter o consumo e frear a entrada de dólares. Para este ano, o IOF deve render mais de R$ 31 bilhões, receita que não é repartida com estados e municípios.
Para Nogueira, essa inflação foi gerada pelo governo Lula. “O governo incentivou o crédito, gerando uma bolha de consumo artificial, com um consequente endividamento das pessoas. O que aparentemente foi importante para estimular a economia no momento de crise, gerou mais inflação. Agora, o governo eleva os impostos de forma atabalhoada tentando contê-la, aumentando o endividamento das pessoas, quando deveria cortar gastos correntes de forma mais efetiva como a redução de ministérios e de cargos comissionados. Assim, com inflação crescente, a equipe econômica começou a bater cabeça”, disse.
(Da assessoria da Liderança do PSDB na Câmara/ Foto: Ag. Câmara)
Deixe uma resposta