Assistência


Carlos Alberto Leréia defende votação de projeto em benefício de mães de recém-nascidos

Preocupado com o número alarmante de mortes de recém-nascidos provocado por mães que apresentam sintomas de depressão pós-parto, o deputado Carlos Alberto Leréia (GO) pede agilidade na apreciação do seu projeto de lei em benefício das mulheres. A proposta estabelece que toda mãe, antes da alta hospitalar, seja submetida a uma avaliação psicológica.

Atualmente é conhecida a disposição de mulheres que desenvolvem um estado leve de depressão após o parto. Na maior parte das vezes, trata-se apenas de alteração leve do humor, que surge nos primeiros dias e desaparece espontaneamente. Este quadro leve e benigno é conhecido por tristeza materna. Já a depressão pós-parto é um distúrbio emocional comum, podendo ser considerada uma reação esperada após a primeira semana do nascimento da criança.

“A medida é importante para o vínculo afetivo e seguro entre a mãe e o filho e que interfere nas futuras relações. Existem mães que saem dos hospitais totalmente desamparadas, sem nenhum acompanhamento psicológico e social, ficando totalmente favorável a cometer um crime de abandono de incapaz e até um infanticídio”, explica o parlamentar.

(Da redação com informações da assessoria/ Foto: Eduardo Lacerda)

Compartilhe:
4 abril, 2011 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Assistência”

  1. Tânia Maria de Souza disse:

    Parabéns pela iniciativa!Senhor Deputado,trabalho há 13 anos no Programa Saúde da Família e faço as consultas de pré-natal,encaminho todas as gestantes para a Nutricionista,Psicologa e Odontologia e Obstetra.Então o que realmente esta precisando é desse profissional(Psicologo)para cada 3 equipes de PSF e trabalhar em conjunto com as equipes.Os NASF (nucléo de apóio de saúde da familia)necessitam ser implantado.Outro problema é a necessidade das equipes saúde da familia junto com os ACS realizarem grupos de planejamento familiar e trabalhar com parceria dos professores(saúde nas escolas).Outra questão é mudar um pouco a leí com relação a pensão alimenticia não ser apenas de responsabilidade do pai,pois vejo casos de adolescentes que deixam de estudar,não querem trabalhar ,pois a pensão que seria para criança serve para muitas vezes a sogra e constatamos adolescentes com a segunda gravidez e pais diferentes.Então a guarda compartilhada e mais vagas em creche seria mais conveniente(o casal compartilhando de responsabilidade) e o SUS já faz a sua parte oferecendo: pilula do dia seguinte,vasectomia,laqueadura,varios tipos de anticoncepcional tanto oral quanto quanto injetavel.A Psicologa faria o papel de orientar a gestante sobre a importância do pré-natal saudavel e com responsabilidade.Outro solução são as escolas profissionalizantes para adolescentes e qualquer mulher.O Bolsa Familia deveria ser obrigatório todos fazerem os cursos,pois muitos não querem se profissionar com receio de perder o benefico tão simbolico quanto a importancia de ser um cabelereira e abrir seu propio salão no Brasil e quem sabe na Europa,Estados UNidos(falta este profissional). As Cooperativas funcionam muito,vamos fazer o que o Estado do Rio Grande do Sul faz tão bém.Cooperativas de diaristas,de doces,costuras,pedreiros,encanador e tantos outros.Onde andam os nossos sapateiros artesão.Então deputado será que no futuro vamos ter só faculdades e pessoas com diplomas engavetados,onde colocar tantos advogados e os cursos tecnicos,quem vai manipular ,dirigir e concertar os equipamentos de UTI,bancos e tantos outros. Vamos levar as escolas profissionalizantes para os interiore,zona rural.Vamos tirar os homens e pais de familia que vivem do bolsa familia bebendo nos botecos,pois é facil observar nos bairros,homens que recebem beneficio do INSS ou O bolsa familia bebendo pinga( a branquinha)pior do que a cerveja.Não é necessario criar tantos programas e sim responsabilidade de pai para filho.Esta pergunta que sempre é feita para criança o que ele vai ser quando crescer? Vamos mudar e fazer a seguinte : O que você esta fazendo de bom para o seu crescimento enquanto um cidadão e para o seu amigo ,irmão e para vida.Busque a sua missão aqui na terra e os seus futuros netos vão te agradecer. Enfermeira: Tânia Souza,esposa do suplente de Deputado Lucio Salum pelo nosso partido PSDB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *